Pesquisa da LaLiga indica queda de 90% de racismo nas redes sociais

2 min read
Segundo entidade, ferramenta que monitora conversas sobre esportes na internet na Espanha analisou 21,2 milhões de postagens na última temporada A LaLiga, liga que organiza o Campeonato Espanhol, registrou uma queda de 90% em mensagens racistas relacionadas à competição. O número foi divulgado pela própria liga, que usa como fonte a ferramenta MOOD, criada para monitorar conversas sobre esportes nas redes sociais da Espanha.
Goleiro que sofreu racismo agradece apoio de Vini Jr: “Até a morte com ele”
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
Segundo a pesquisa, foram analisadas mais de 21,2 milhões de postagens na última temporada. O MOOD (Monitor para a Observação do Ódio no Esporte) detectou queda de 45% no discurso de ódio e outra de 90% nos casos de racismo em relação à segunda metade da temporada passada, quando o sistema começou a registrar resultados.
A ferramenta possui um índice, que vai de 0 a 10, no qual 0 é o nível mais baixo de ódio detectado. A última temporada encerrou em 6,5, uma diminuição de um ponto em relação à contagem anterior, segundo LaLiga.
Punições por racismo no futebol espanhol não avançam
LaLiga vê casos de racismo afetarem imagem no Brasil
“VS Racism”: bandeirinha em Osasuna x Real Madrid com campanha da La Liga contra racismo
EFE/ Jesus Diges
Das 21,2 milhões conversas online analisadas, 4,1 milhões foram relacionadas a conteúdos de ódio, um número que representa menos de 20% de todas as interações. Os casos de racismo estavam presentes em 1,2% (248 mil menções) das mensagens. Clássicos costumam registrar alta nas mensagens ofensivas.
O lançamento do MOOD faz parte do projeto LaLiga VS, plataforma criada em agosto de 2023, motivada pela reação de Vini Jr. aos insultos racistas sofridos no Mestalla, em Valência. A página centraliza ações, conscientiza e facilitar denúncias sobre o tema na competição.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours