Por que Giovanna Waksman saiu do Botafogo? Entenda os planos de Textor para o fenômeno do futebol feminino

3 min read
Meia de 15 anos já é titular da Seleção feminina sub-17 e marcou o primeiro gol pela Canarinho Giovanna Waksman sempre deixou pessoas impressionadas por onde passou. Ainda aos 11 anos, treinava com o time profissional feminino do Botafogo e, por não ter uma categoria de base da própria idade no clube, jogava campeonatos inferiores com os meninos, sendo titular e camisa 10. Hoje, aos 15 anos, é titular da Seleção sub-17 feminina e marcou seu primeiro gol no Sul-Americano contra a Colômbia na última sexta-feira.
Giovanna Waksman, de apenas 15 anos, brilha na goleada do Brasil sobre a Colômbia
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
A meia de drible fácil e rápida condução chegou ao Botafogo em dezembro de 2020 após passagem no Fluminense. Sempre tratada como joia, foi campeã do primeiro título de base do Alvinegro na era-SAF: o Torneio Metropolitano sub-13, em 2022. A final foi contra o Flamengo, na Gávea – a jovem, mais uma vez, jogou um torneio masculino e foi a melhor jogadora da competição.
John Textor ficou encantado com Giovanna desde que adquiriu a SAF do Alvinegro. O norte-americano, em outubro de 2022, formalizou um projeto esportivo com a jovem. Após conversas com os pais, houve um acordo para ela deixar o Botafogo e continuar a carreira nos Estados Unidos.
Leia mais sobre o Botafogo:
+ Com prazo planejado perto do fim, Botafogo continua sem técnico; entenda o que falta
+ Trio de reforços: Luiz Henrique, Jeffinho e John se recuperam e voltam a treinar no Botafogo
Giovanna Waksman no Botafogo
Vítor Silva/Botafogo
O plano do executivo foi valorizar a jogadora esportivamente, já que o Alvinegro, à época, não tinha estrutura de base feminina para oferecer. Ela se transferiu para o FC Florida, clube de base de Textor nos Estados Unidos e ingressou na The Pine School, escola preparatória em Miami, para fazer o Ensino Médio.
– Giovanna é uma guerreira que quer estudar, dar dribles, fazer gols e ser campeã. Nos Estados Unidos, que é referência mundial no futebol feminino, ela vai se desenvolver, terá uma ótima educação e sempre com seus pais ao lado. Vai ser símbolo da ‘Botafogo Academy’ e será para sempre uma atleta do Glorioso – afirmou Textor em outubro de 2022.
Oficialmente, Giovanna Waksman não tem mais vínculo contratual com o Botafogo. Porém, há um carinho mútuo entre as partes. A jovem comumente faz publicações assistindo a jogos do clube. Textor também mantém contato constante com os pais da jovem. O plano a médio prazo é enviá-la para o Lyon, um dos melhores times do mundo, mas não está descartado uma possível ida ao Alvinegro quando ela fizer 16 anos, idade mínima para atuar profissionalmente no Brasil.
+ Leia mais notícias do Botafogo
Giovanna Waksman pela Seleção sub-17
Divulgação/CBF
Giovanna foi eleita a jogadora do ano da Flórida em 2023. A camisa 10 marcou 53 gols e deu oito assistências em 17 partidas na temporada. A Pine School foi campeã distrital na Flórida e se classificou para o torneio regional dos Estados Unidos.
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours