Poucos jogos, suspensão e nova chance: veja como foi o ano de Gabigol no Flamengo até agora

5 min read
Com dois gols em 2024, atacante terá oportunidade de recuperar seu melhor futebol De volta ao dia a dia do Flamengo, Gabigol tenta reencontrar seu melhor futebol. Antes de receber a pena por tentativa de fraude no exame antidoping, o jogador fez um início apagado de 2024. Agora, com o efeito suspensivo obtido na terça-feira, ele tem a chance de se recuperar na temporada.
+ Entenda a estratégia da defesa que conseguiu o efeito suspensivo para Gabigol voltar a jogar pelo Flamengo
O atacante Gabigol conseguiu está liberado para voltar ao time do Flamengo
Com oito jogos, dois gols e uma suspensão, veja como foi o ano do ídolo rubro-negro até o momento.
O último jogo
A última partida de Gabigol foi no Fla-Flu da fase de classificação do Carioca, no dia 25 de fevereiro. Ele substituiu Pedro, aos 34 minutos do segundo tempo, quando o Rubro-Negro já vencia por 2 a 0, placar final do jogo.
Nos dias seguintes àquela partida, o jogador teve problemas musculares e desfalcou o Flamengo por dois jogos. O atacante voltou a ser relacionado na segunda partida da semifinal, novamente contra o Fluminense, mas não chegou a entrar em campo.
+ Landim mira estádio vertical para 80 mil pessoas e diz que deseja comprar terreno até dezembro
Flamengo derrota o Fluminense e é líder do Campeonato Carioca
A suspensão
A suspensão de dois anos foi determinada no dia 25 de março, em sessão do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD). A pena começou a valer a partir de 8 de abril de 2023, quando foi realizada a coleta de exames no CT do clube, ainda que o jogador estivesse em atividade no último ano. Portanto, ele ficaria impedido de jogar até abril de 2025.
Gabigol foi suspenso por tentativa de fraude do exame antidoping. Especificamente, foi acusado pelos oficiais de coleta de dificultar a realização do teste no Ninho do Urubu. As atitudes relatadas se encaixam na legislação esportiva como “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle” e, por isso, o atacante respondeu pelo artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem. A denúncia foi feita no fim do ano passado. Por isso, o julgamento só ocorreu em 2024.
Gabigol comemora seu primeiro gol em 2024 pelo Flamengo
Marcelo Cortes / CRF
O último gol
No dia 10 de fevereiro, Gabigol fez seu último gol na vitória do Flamengo sobre o Volta Redonda por 3 a 0, pelo Carioca. Luiz Araújo fez bonita jogada individual pela ponta e encontrou o atacante livre na área para abrir o placar. Também foi a última vez que Gabigol começou uma partida.
Flamengo vence o Volta Redonda e está em segundo no Carioca
Jogos como titular
Desde a chegada de Tite, em outubro do ano passado, Gabigol perdeu espaço para Pedro. E foi titular apenas duas vezes – ambas em 2024. Gabigol fez oito jogos e marcou dois gols, justamente nas duas ocasiões em que começou as partidas – contra Sampaio Corrêa e Volta Redonda, pelo Carioca.
Em dezembro do ano passado, ele mostrou insatisfação com a reserva em entrevista ao “Podpah”.
– Praticamente todos os jogadores saíram jogando com ele (Tite), e eu não, tá ligado? Claro que eu fico p*, quero jogar. Eu não estou suave, falei isso para ele. Óbvio que não estou feliz, quero jogar. Fui para a Inter (de Milão), Benfica, e saí porque não estava jogando. Não é pensamento individualista, todos já foram titulares com ele, eu ainda não fui. Sei que não tenho que ficar aqui falando, é mostrar o meu máximo. Quando ele precisar, vou estar lá – afirmou na ocasião.
O efeito suspensivo
A defesa do atacante entrou com pedido de efeito suspensivo na Corte Arbitral do Esporte (CAS), no dia 2 de abril. Após análise da solicitação, por decisão unânime, o jogador foi liberado para atuar até que haja uma sentença definitiva, que pode absolvê-lo ou condená-lo.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Flamengo no WhatsApp
Initial plugin text
Sem poder frequentar as dependências do Flamengo – e de qualquer outro clube -, Gabigol vinha treinando por conta própria. O atacante seguiu uma planilha de treinamento sob orientação da comissão técnica do clube. As atividades aconteciam na academia de sua residência e no campo de futebol do seu condomínio na Barra da Tijuca.
O atacante se reapresentou ao Flamengo no treinamento desta tarde no Ninho do Urubu. Ele foi relacionado para o jogo de quarta-feira, contra o Amazonas, pela terceira fase da Copa do Brasil, às 21h30, no Maracanã.
🗞️ Leia mais notícias do Flamengo
🎧 Ouça o podcast ge Flamengo
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours