Pretinha x Pastor Alemão: como dois cachorros viraram símbolos e unem Fluminense e Colo-Colo

4 min read
Pretinha ganhou fama após comemorar os gols do Fluminense na campanha do título da Libertadores de 2023; já Ron, do Colo-Colo, ficou famoso por morder um jogador do Boca Juniors Historicamente, Fluminense e Colo-Colo se enfrentarão oficialmente pela primeira vez nesta terça-feira, no Maracanã, pela Conmebol Libertadores. Mas fora de campo, estão ligados por conta de seus torcedores símbolos. E não, não são pessoas. Na verdade, Pretinha e Ron fazem uma dupla de pets que foram abraçados pelas suas respectivas torcidas e abrilhantam o confronto com mordidas, giros e latidos.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Fluminense no WhatsApp
Mascote do Fluminense, Pretinha marca presença no desembarque de Marcelo
A história de Ron, o pastor alemão que virou torcedor símbolo do Colo-Colo, começa com uma briga na Libertadores de 1991. Os chilenos enfrentavam o Boca Juniors pelas semifinais da competição e venceram por 3 a 1, classificando-se para a decisão. Então, segundo os relatos da época, os jogadores Xeneizes arrumaram briga com todos no campo. De jogadores adversários até a policiais.
Para proteger uma das pessoas que fazia a segurança da partida, Ron pulou e mordeu Navarro Montoya, goleiro do Boca Juniors na época. Por sorte, ele só levou dois pontos na mão e precisou tomar vacina antirrábica.
– A minha sorte é que eu pulei para frente pouco antes e ele pegou meio que de raspão. Esse cachorro tem uma lápide no Chile — conta Navarro, ao jornal “La Tercera”, que está correto. Ron ganhou uma monumento na Escuela de Adiestramento Canino, localizada no Parque Metropolitano de Santiago.
GIF: cachorro Ron morde goleiro Navarro Montoya em 1991
Reprodução/Megavisión
Ron morreria um ano depois devido a um infarto numa sessão de treinamentos, mas se tornaria uma lenda. A torcida do Colo-Colo embarcou na história de o cachorro teria sido infectado pelo goleiro do Boca Juniors — o que obviamente não é verdade. Também passou a receber uma procissão todo dia 22 de maio, data daquela semifinal.
Pelo lado do Fluminense, a representante é Pretinha, que viralizou a partir de 2022 e virou símbolo de títulos, como o da Conmebol Libertadores de 2023. É difícil de entender, mas a poodle começa a rodar para comemorar os gols do Fluminense na TV. E ignora os dos rivais. Nas redes sociais, ela está próxima de alcançar a marca de 200 mil seguidores.
Pretinha x Pastor Alemão
Editoria de Arte
O tutor da torcedora símbolo é Abraão Barroso, que também é o responsável por gritar e filmar os vídeos em que ela aparece rodando. Ele conta que a primeira vez que percebeu foi quando a “Dog Tricolor” foi quando a cadelinha tinha menos de um ano. Desde ela comemorou os títulos do Campeonato Carioca de 2022 e 2023, da Libertadores de 2023 e da Recopa Sul-Americana de 2024.
Ele chegou a receber uma proposta de R$ 5 mil para comprar a Pretinha, mas obviamente recusou.
Conheça a cachorra Pretinha, a pet que comemora os gols do Fluminense
Famosa, ela já participou de ações junto ao Fluminense e tirou foto com nomes de peso, como o zagueiro Nino, hoje no Zenit, o auxiliar-técnico Marcão e do técnico Fernando Diniz. Também já esteve algumas vezes nos arredores do Maracanã em dias de jogo e todo mundo queria tirar fotos com ela.
Além de comemorar os gols, Pretinha tem outro diferencial: não tem medo de fogos de artifício. Isso faz lidar bem com os dias de jogos do Fluminense.
Hoje com seis anos e muitas comemorações para contar, Pretinha tem a expectativa de rodopiar diante do Colo-Colo, nesta terça-feira, no Maracanã, pela 2ª rodada fase de grupos da Conmebol Libertadores.
🗞️ Leia mais notícias do Fluminense
🎧 Ouça o podcast ge Fluminense
Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours