Sala Sensorial: como funciona o espaço de inclusão a autistas no Allianz Parque, do Palmeiras

3 min read
Inaugurado em fevereiro, local existe para oferecer acolhimento aos torcedores e torcedoras afetados pelos estímulos ambientais como luzes, sons, texturas e multidão Atlético-MG 0 x 4 Palmeiras | Melhores Momentos | 9ª Rodada | Brasileirão 2024
O Dia do Orgulho Autista – celebrado neste 18 de junho – costuma ser marcado por postagens comemorativas entre os clubes, como forma de registrar a data. Aos poucos, porém, o futebol tem ido além. Desde fevereiro de 2024, por exemplo, o Allianz Parque, casa do Palmeiras, conta com um diferencial que tem sido expandido pelos estádios do Brasil: a sala sensorial.
O espaço existe para oferecer acolhimento aos torcedores e torcedoras afetados pelos estímulos ambientais como luzes, sons, texturas e multidão, que podem ser percebidos de forma mais intensa.
+ Siga o ge Palmeiras no WhatsApp
Sala sensorial do Allianz Parque
Reprodução
Mais notícias do Palmeiras:
+ Abel diz não ter relação ruim com Dudu: “É mentira”
+ Piquerez conta como elenco reagiu à permanência de Dudu
A sala também recebe pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem (TDL) e Síndrome de Down.
O espaço fica no quarto andar do estádio, com equipamentos adaptados e profissionais capacitados para auxiliar em momentos de crise.
– O grande diferencial são os terapeutas, que têm condições técnicas para avaliar a necessidade do torcedor e propor o melhor suporte para que tenha a segurança emocional que necessita. Além disso, temos psicólogos ABA, fonoaudióloga e um coordenador geral – diz a gerente de sustentabilidade da WTorre, Adriana Martins de Oliveira.
Sala sensorial do Allianz Parque
Reprodução
Como funciona?
A sala sensorial foi projetada para atender pessoas com desenvolvimento atípico com diferentes níveis de suporte, com profissionais da clínica ABA, que é referência no atendimento a essas especialidades.
Sala sensorial do Allianz Parque
Reprodução
O espaço tem tratamento acústico, reduzindo o som externo em 40 decibéis, enquanto o chão e as paredes possuem identificação com grafismos de quebra-cabeças, que ajudam as pessoas neurodivergentes a identificarem o local.
Nos dias de shows e jogos, o atendimento na sala é gratuito, e o número de profissionais presente varia de acordo com cada evento e a quantidade de público previsto. Em dias comuns, o atendimento de reabilitação é feito das 8h às 18h. É possível usar o convênio médico ou fazer o pagamento de maneira particular.
Sala sensorial do Allianz Parque
Reprodução
+ Veja mais notícias do Palmeiras
Mais Lidas
🎧 Ouça o podcast ge Palmeiras🎧
+ Assista a tudo do Palmeiras na Globo, sportv e ge

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours