Scarpa completa 100 dias de Atlético-MG: veja raio-x do principal reforço do Galo

5 min read
Meia se apresentou no dia 8 de janeiro, teve começo complicado e agora busca afirmação com Milito Na manhã de 8 de janeiro, a principal contratação do Atlético-MG para a temporada se apresentava na Cidade do Galo. Passados 100 dias, Gustavo Scarpa viveu um período intenso no clube: um início de oscilação com Felipão, atuando em várias posições, até chegar aos melhores momentos com Gabriel Milito. E é essa sequência positiva que ele mira no Galo.
+ Seja o primeiro a saber as notícias do Galo! Clique aqui e siga o ge Atlético no Whatsapp
Veja o gol de Gustavo Scarpa contra o Cruzeiro
Mais notícias do Atlético
Contratações do Atlético: veja quem chega, quem fica e quem sai
Santos acerta compra de Patrick junto ao Atlético
Melhor jogador do Brasileiro de 2022, mas com passagem ruim pelo futebol europeu, Scarpa chegou ao Atlético ainda pelas mãos de Rodrigo Caetano e Luiz Felipe Scolari, ex-diretor e ex-técnico do time, com status de principal reforço para 2024. O clube pagou cinco milhões de euros (aproximadamente R$ 26 milhões), de forma parcelada ao Nottingham Forest, da Inglaterra. O vínculo é válido por quatro anos.
Com o meia em reta final de recuperação de lesão no ligamento colateral medial, o Atlético adotou cautela para a estreia. Contratado para ser o nome das bolas parada e da armação de jogadas, entrou em campo no fim de janeiro, na segunda rodada do Mineiro.
Gustavo Scarpa festeja gol pelo Atlético-MG na Libertadores
Gilson Lobo/AGIF
Os primeiros jogos sob comando de Scolari, treinador com papel decisivo para a contratação, foram irregulares, com atuações em várias posições e seca de participação em gol. Comentarista da Globo, Henrique Fernandes comentou há algumas semanas pontos que dificultavam a sequência do meia.
– O que atrapalhou o Scarpa nessa chegada ao Atlético foram duas situações: o baixíssimo número de jogos dele em 2023 é uma delas. Não é que ele tenha jogado mal por Nottingham Forest e Olympiakos. Ele praticamente não entrou em campo. Isso pesa muito para qualquer jogador, sobretudo um meia criativo como ele, que precisa de confiança para encaixar as jogadas mais decisivas.
“O outro problema foi ter se encontrado com Felipão. Por mais que seja um treinador que aprovou a chegada dele, a verdade é que Luiz Felipe nunca conseguiu arrancar a melhor versão de Scarpa no Palmeiras e isso se repetiu no Galo, em termos de posicionamento, principalmente.”
Felipão não resistiu aos maus resultados e deixou o cargo. O Atlético trouxe Gabriel Milito. Com o argentino, Scarpa passou a atuar mais pelo lado direito. Saíram os primeiros gols. Um deles na decisão do Mineiro, conquistado pelo Galo sobre o Cruzeiro.
– Estou feliz por voltar ao Brasil. Espero que eu consiga ser tão vitorioso quanto antes. É continuar fazendo o meu melhor. Temos um longo ano pela frente. Espero que a gente conquiste muitos títulos.
“Acho que nunca fiz um gol assim”, diz Scarpa, após conquista do título mineiro
Titular na Libertadores contra o Rosario, Scarpa foi reserva frente ao Corinthians, na estreia da equipe no Brasileirão. Um reflexo também da maratona de jogos do Atlético.
– Todo mundo quer estar em todos os jogos, mas o calendário brasileiro, ainda mais para as grandes equipes, é recheado de jogos. É normal essa mescla, colocar alguns jogadores em um jogo, outros em outra partida. Como profissionais, a gente precisa lidar da melhor forma possível – disse Scarpa.
Até agora, foram 14 partidas com a camisa do Galo, sendo nove delas como titular. Marcou dois gols. Veja raio-x:
Scarpa no Atlético
14 jogos
9 jogos como titular (8 deles em sequência)
Cerca de mil minutos em campo (tempo regulamentar + acréscimos)
2 gols
Cronologia Scarpa na Cidade do Galo
8/1 – inicia os treinos
11/1 – regularizado pelo Atlético
20/1 – fica fora do jogo-treino contra o Ipatinga (estava em fase final de recuperação de uma lesão no ligamento colateral medial)
24/1 – fica fora da estreia no Mineiro (ainda por questões físicas)
28/1 – estreia contra o Democrata GV (entra após intervalo)
3/2 – primeiro jogo como titular (2 a 2 com Cruzeiro, pelo Mineiro)
17/2 – primeira partida completa (2 a 0 no Itabirito, pelo Mineiro)
30/3 – passa a ser treinado por Milito, que substitui Felipão; é reserva contra o Cruzeiro, entra nos acréscimos (2 a 2 com Cruzeiro, jogo de ida da final do Mineiro)
7/4 – primeiro gol pelo Galo e primeiro título (3 a 1 no Cruzeiro, partida de volta da final do Mineiro)
10/4 – primeiro jogo como titular com Milito, marca segundo gol pelo time (2 a 1 no Rosario, pela Libertadores)
14/4 – reserva contra Corinthians, entra no fim do segundo tempo e quase marca gol de falta (estreia no Brasileiro)
16/1 – completa 100 dias desde a apresentação na Cidade do Galo
Assista: tudo sobre o Atlético no ge, na Globo e no Sportv
t
🎧 Ouça o podcast ge Atlético 🎧

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours