Sérvia inicia construção de “estádio jardim” ecológico; veja fotos do projeto

4 min read
Presidente do país diz que o Estádio Nacional de Belgrado, que pretende sediar a final da Liga Europa em 2028 e terá capacidade para 52 mil pessoas, será “um dos três mais bonitos do mundo” Um “estádio jardim”, ecológico e arborizado, está sendo construído em Belgrado, na Sérvia, e tem surpreendido quem tem acesso ao seu projeto. O Estádio Nacional de Belgrado, com capacidade para 52 mil espectadores tem como principal característica a vegetação em todos os seus níveis, e não apenas no entorno, como é mais comum. Projetado pela empresa espanhola Fenwick Iribarren Architects (FIA), responsável também pelos estádios 974 (veja o vídeo abaixo), Al Thumama e Education City da Copa do Catar-2022, ele já está em fase de construção e deve ser concluído em 2026.
Sérvia inicia construção de estádio ecológico com 52 mil lugares em Belgrado
Divulgação
+ Marco Reus deixará Borussia Dortmund depois de 12 anos
+ Adeus, “Neverkusen”! Bayer Leverkusen busca se consolidar como potência na Europa
Conheça o estádio do segundo jogo do Brasil na Copa, feito com 974 contêineres
Situado em Surcin, na periferia da capital sérvia, o estádio ocupa 32 hectares e tem um desenho com quatro anéis suspensos por cabos e adornados com centenas de árvores e arbustos que dão a ele a aparência de um jardim futurista. Um dos objetivos pretendidos é poder utilizar este espaço como área de lazer 365 dias por ano, em um ambiente natural graças à sua fachada paisagística. O entorno do estádio contará ainda com lanchonetes, quiosques, restaurantes e áreas de lazer distribuídas por todo o perímetro de forma que se gere o conceito de estádio “verde”, com áreas transitáveis ​​únicas e sustentáveis. Haverá 4.500 vagas de estacionamento, o que dá uma ideia da magnitude do projeto e da relevância que o estádio terá tanto para a cidade como para os seus habitantes.
Sérvia inicia construção de estádio ecológico com 52 mil lugares em Belgrado
Divulgação
Outro aspecto notável do estádio tem a ver com os sistemas de refrigeração e aquecimento. Baseado na tecnologia de “chillers de 4 tubos”, que proporcionam simultaneamente aquecimento e arrefecimento, o sistema permite que o calor residual criado no processo de arrefecimento seja utilizado para gerar água quente para o circuito de aquecimento, cuja temperatura variará entre os 45 e os 50 graus. O sistema cobrirá todas as necessidades de aquecimento e refrigeração do edifício, incluindo o pré-aquecimento de água quente sanitária e água fria, permitindo arrefecimento e aquecimento simultâneos do edifício durante o período de inverno.
Sérvia inicia construção de estádio ecológico com 52 mil lugares em Belgrado
Divulgação
O presidente sérvio Aleksandar Vucic afirmou que o estádio será “um dos três mais bonitos do mundo”, construído de acordo com os mais altos padrões, com esforços em sustentabilidade e sistema de refrigeração inovador, e proporcionando instalações para a próxima EXPO 2027 em Belgrado para incorporar uma cidade dentro da cidade.
Sérvia inicia construção de estádio ecológico com 52 mil lugares em Belgrado
Divulgação
O novo estádio será a casa permanente da seleção sérvia, e o seu nome será escolhido pelos torcedores. Aleksandar Vucic, presidente do país, definiu o futuro estádio como “um dos três mais bonitos do mundo”. A intenção é de que ele sedie a final da Liga Europa, segundo evento mais importante do futebol de clubes do continente, em 2028.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours