Título da Copinha, auge na Espanha, discreto no Corinthians: quem é Jonathas, artilheiro do Mineiro ao lado de Hulk

3 min read
Revelado pelo Cruzeiro, centroavante voltou à Minas Gerais para defender o Athletic, marcou sete gols e terminou na artilharia do Estadual junto com atacante do Galo Jonathas tem mostrado faro de gol com a camisa do Athletic
Fernanda Trindade/Athletic
De volta às raízes, em Minas Gerais, o centroavante Jonathas se adaptou rápido ao Athletic. Revelado pelo Cruzeiro, o jogador retornou ao estado após 15 temporadas, se destacou com a camisa do time de São João del Rei e foi o artilheiro do Campeonato Mineiro ao lado de Hulk do Atlético-MG, com sete gols.
LEIA TAMBÉM
“Novo Diego Costa”, papo com CR7 e Covid-19: relembre as andanças do atacante Jonathas
Campeão da Copinha pela Cruzeiro em 2007, Jonathas foi para a Europa no ano seguinte, construiu carreira e ganhou fama na Espanha, onde foi chamado de “novo Diego Costa”. Em 2018, o centroavante teve uma trajetória apagada no Corinthians. Em 2024, o atacante voltou ao futebol mineiro e alcançou a artilharia do Estadual.
Com sete gols, Jonathas ajudou o Athletic a ficar com o título do Troféu Inconfidência (torneio disputado entre o 5º e 8º colocados da fase classificatória do Mineiro) e garantir vaga na Copa do Brasil pelo terceiro ano seguido.
Jonathas comemora gol ao lado de companheiros
Fernanda Trindade/Athletic
Jonathas atuou em 10 partidas no Campeonato Mineiro. O centroavante marcou cinco gols na primeira fase do Estadual e dois na decisão do Troféu Inconfidência contra o Pouso Alegre.
Agora, na sequência do ano, a missão de Jonathas é continuar com o faro de gol apurado para ser a referência do Athletic na disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. Após conseguir o acesso na Série D do ano passado, o clube de São João del Rei disputará a terceira divisão do Campeonato Brasileiro pela primeira vez.
Carreira
Formado na base do Cruzeiro, Jonathas foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2007. Naquele time, o centroavante atuava ao lado de jogadores que também vingaram no futebol profissional como o goleiro Rafael, o zagueiro Maicon e o meia-atacante Guilherme.
Jonathas (3º em pé) foi campeão da Copinha em 2007 pelo Cruzeiro
Divulgação
Em 2008, o jogador foi negociado com o AZ Alkmaar, da Holanda. Em seguida, foi para o futebol italiano. Na temporada 2014/2015, Jonathas foi comprado pelo Elche, da Espanha, onde marcou 14 gols, e foi comparado a Diego Costa.
Jonathas viveu grande momento no Elche, da Espanha
Getty Images
Na temporada seguinte, Jonathas foi transferido ao Real Sociedad. Depois, jogou pelo Rubin Kazan, da Rússia, e pelo Hannover, da Alemanha.
Repatriado pelo Corinthians em 2018, Jonathas não se firmou. O atacante jogou nove jogos pelo time paulista e marcou apenas um gol. Em entrevista ao ge, o jogador reconheceu que a passagem pelo Timão “foi muito abaixo do esperado”.
Jonathas jogou o Brasileirão de 2018 pelo Corinthians
Marcello Zambrana/Agência Estado
Depois disso, retornou ao Hannover e se transferiu novamente para o Elche antes de atuar no futebol dos Emirados Árabes e da Índia. Em seguida, defendeu Náutico e Inter Limeira antes de acertar com o Athletic e voltar à Minas Gerais.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours