Toni Kroos é uma “máquina tática”, elogia analista de desempenho da seleção alemã

4 min read
Stephan Nopp, que trabalhou com o craque por mais de uma década, o meia do Real Madrid se destacou por sua inteligência em campo e capacidade de executar jogadas com perfeição O estilo elegante de conduzir a bola e encontrar soluções que surpreendem torcedores e até mesmo colegas em campo é uma das marcas do meio-campista alemão Toni Kroos, que anunciou nesta terça-feira sua aposentadoria do futebol após a Eurocopa.
Toni Kroos em seu retorno à seleção da Alemanha, no amistoso contra a França, em 2024
Alexander Hassenstein/Getty Images
Zidane, Rijkaard, Platini… Veja outros craques que aposentaram no auge
“Xingado” por Vázquez e exaltado por Vinicius Junior: “Gênio”
Uma carreira vitoriosa que se traduz em muitos títulos com a seleção alemã, Bayern de Munique e, desde 2014, o Real Madrid. Pela Alemanha, Kroos foi o cérebro da última geração vitoriosa do país, campeão mundial em 2014. Para Stephan Nopp, analista de desempenho da Federação Alemã de Futebol, não é difícil explicar o que o camisa 8 representa para a seleção:
Eu considero Toni Kroos uma máquina tática. Ele é capaz de observar e perceber a situação em um curto tempo, e é capaz de executar seus movimentos para alcançar o resultado que ele quer. Isso é incrível.
– Ele não precisa de muito tempo de treinamento para fazer alguma coisa: “Ok, treinador, entendi o que eu tenho de fazer”. Foi demais poder ver, do ponto de vista de um analista, um jogador capaz de se adaptar, de jogar com consistência e fazer o que é preciso em campo – afirmou o profissional em entrevista ao ge.
Formado em Ciências do Esporte pela Universidade Alemã de Esportes de Colônia, Stephan trabalha com a seleção alemã desde 2011, e viu o auge da equipe na conquista do tetracampeonato alemão. Após a Copa no Brasil, Kroos se transferiu para o Real Madrid e marcou época no time espanhol. Segundo dados da ESPN, o alemão tem incríveis 94% de acerto de passes em 463 jogos pelo Real.
– Ele está na casa dos 30 anos, mas quem segue a sua carreira pode pensar que ele está com pouco mais de vinte anos. Ele não é fisicamente o cara mais rápido, mas na mentalidade ele é o mais rápido que eu já vi. É incrível como ele é capaz de entender o jogo, e isso durante muito tempo. Por seis, sete, oito anos, ele foi o cérebro no desenvolvimento da seleção – comentou Stephan Nopp.
Toni Kroos é uma “máquina tática”, elogia analista de desempenho da seleção alemã
Veja a tabela da Eurocopa
No próximo dia primeiro de junho, ele se despedirá do clube espanhol na final da Champions League, contra o Borussia Dortmund, podendo conquistar seu quinto título europeu pelo Real – ele também tem uma Champions com o Bayern de Munique.
Após se despedir do futebol espanhol, Kroos voltará para casa. Na Alemanha, ele disputará sua última Eurocopa. Um título que ainda falta na sua vitoriosa carreira. O meia de 34 anos estava desde 2021 fora da seleção, e retornou somente este ano. Destaque nas vitórias sobre França (2 a 0) e Holanda (2 a 1), nos amistosos disputados em março, Kroos pode ser a peça que faltava para a recuperação da Alemanha após fracassos seguidos em Copas do Mundo (2018 e 2022) e na última Eurocopa.
– Definitivamente. Não é que um Toni Kroos sozinho decida um torneio, mas se você cria as circunstâncias e condições de conquistar um título, Toni pode ser um jogador muito importante para o time porque ele é capaz de executar a ideia que a comissão técnica tiver. Qualquer um pode ter um plano de jogo, mas você precisa de um jogador que consiga executá-lo com sucesso, e não há dúvida de que Toni Kroos é esse jogador.
Seleção relembra Kroos no 7 a 1 da Alemanha no Brasil

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours