Torcida no CE: homens preferem o Flamengo; número de mulheres “sem time” ainda é grande

2 min read
Confira dados da pesquisa encomendada pelo Sistema Verdes Mares No estado do Ceará, o Flamengo tem a preferência da torcida masculina, enquanto a 1/3 da feminina ainda não tem time de preferência. Os dados fazem parte de uma pesquisa feita pelo Insituto Opnus, encomendada pelo Sistema Verdes Mares. O material apresenta um recorte importante sobre gênero no CE.
Qual time tem mais torcida no estado do Ceará? Pesquisa responde
Leia mais sobre a pesquisa
+ Qual time tem mais torcida no estado do Ceará? Pesquisa responde
+ Torcida no CE: Flamengo é forte no interior; Ceará e Fortaleza dominam na Capital
Em relação ao público masculino, a maioria escolheu o Flamengo como time do coração. 22% dos entrevistados responderam torcer para o time carioca. Ceará (18%) e Fortaleza (16%) completam o pódio. Corinthians (11%) e Palmeiras (7%) completam as preferências entre o selecionado masculino.
Já entre as mulheres, o maior percentual se apresenta entre as entrevistadas que responderam “não torcer para nenhum time”, com 33%. Entre as que têm um time para torcer, Flamengo (19%), Ceará (16%) e Fortaleza (15%) são as primeiras opções.

– Ainda é um universo em que os homens dominam. Mas as mulheres não estão distantes do futebol. Várias pessoas disseram que não torcem para nenhum time. Entre as mulheres, são 33%. Mas os outros 67%, o que corresponde a 2/3 das entrevistadas, têm time do coração. Então isso é uma parcela considerável das que estão ligadas ao futebol. É importante para os clubes, para a torcida, para a impresa – afirmou Pedro Barbosa, cientista político e diretor técnico do Instituto Opnus.
– A própria dinâmica do meio esportivo é voltada para o meio masculino, mas existe uma parcela muito considerável de mulheres que está ligada, acompanhando o mundo do futebol. Não é paixão somente dos homens, e sim da população como um todo – completou.

Sobre a pesquisa
A pesquisa foi contratada pelo Sistema Verdes Mares e feita entre os dias 11 e 18 de abril de 2024, com pessoas acima de 16 anos. Foram entrevistadas 1.700 pessoas, de forma pessoal e domiciliar, com utilização de questionário eletrônico. A pesquisa tem uma margem de erro de 2,4% sobre os resultados totais da amostra.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours