Treino e personalidade: como Vinícius Júnior assumiu posto de batedor de pênaltis no Real Madrid

4 min read
Saída de Benzema, antigo cobrador, abre espaço para o brasileiro; com 100% de aproveitamento em jogos oficiais, camisa 7 amplia seus números goleadores na equipe A sexta temporada de Vinícius Júnior no Real Madrid vem marcando uma virada na carreira do jogador. Se já tinha alcançado o posto de ídolo, titular absoluto e até decisivo, ao marcar o gol que valeu a conquista da Champions League de 2021/22, ainda faltava ao brasileiro traduzir tanto prestígio em gol. Uma lacuna que começou a ser preenchida: com os dois gols desta terça-feira sobre o Bayern de Munique, Vini Jr. chegou a 21 e se igualou ao inglês Jude Bellingham como o artilheiro do Real Madrid na temporada.
Bayern de Munique 2 x 2 Real Madrid | Melhores momentos | Semifinal | Champions League
Vini Jr. se consolida como jogador mais decisivo nas últimas Champions
Eleito melhor de Bayern x Real Madrid, Vini Jr. diz que está “apenas começando”
Embora ainda não seja sua campanha mais goleadora em números absolutos, a média chama a atenção: o camisa 7 fez 22 gols em 52 partidas em 2021/22 e 23 em 55 jogos em 2022/23. Agora, chegou aos 21 em apenas 34 participações. Ainda tem seis ou sete jogos (caso alcance a final da Champions League) para alcançar seu recorde pessoal de gols no clube numa temporada.
Líder isolado do Campeonato Espanhol, 11 pontos à frente do Barcelona, o Real Madrid recebe o Cádiz neste sábado, tendo a primeira chance de garantir antecipadamente o título. Na próxima quarta, de novo no Santiago Bernabéu, fará o jogo de volta da semifinal da Champions contra o Bayern de Munique.
Veja a tabela completa da Champions League
Vini Jr. Vinicius Junior Bayern x Real Madrid
Kirill Kudryavtsev/AFP
A entrada em cena de um Vinícius Júnior mais artilheiro passa por três fatores. Um deles foi a saída do francês Karim Benzema, homem gol do clube nas últimas cinco temporadas (e segundo maior artilheiro da história do Real), que abriu espaço para o brasileiro (vice-artilheiro da equipe em 2021/22 e 2022/23) assumir o protagonismo também na área.
Uma mudança tática promovida por Carlo Ancelotti, centralizando Vini Jr. no ataque, reafirmou esse novo papel do camisa 7. A terceira novidade veio de dentro: um Vini Jr. de personalidade forte, preparado para ser protagonista, tanto fora de campo, na luta antirracista pelos gramados da Espanha, como nas quatro linhas.
E para assumir de vez o papel de goleador, o camisa 7 assumiu também uma responsabilidade extra: cobrar pênaltis. Sem Benzema e Sergio Ramos, os antigos batedores, Vini Jr. usou a pré-temporada para treinar cobranças. Segundo o jornal espanhol “Marca”, foi de Francesco Mauri, assistente de Ancelotti, a tarefa de preparar o atacante.
Com ajuda do goleiro Franz González, então no time de juniores, Vinícius Júnior treinou seu estilo de cobrança. No início, priorizava o lado direito do goleiro, como uma espécie de batida de segurança. Depois, com mais confiança, aumentou a variação nos chutes. Nesta terça, diante de um dos melhores goleiros da sua geração, o alemão Manuel Neuer, mostrou sangue frio para deslocar o arqueiro do Bayern de Munique e empatar o jogo com uma cobrança quase centralizada, um pouco à esquerda de Neuer.
Maior artilheiro do Real na Champions
Vini Jr. cobrou quatro pênaltis até agora pelo Real Madrid. Perdeu o primeiro, logo diante do rival Barcelona, na derrota por 3 a 0 em um amistoso de pré-temporada nos Estados Unidos, em julho de 2023. Mas o chute na trave de Ter Stegen em sua “estreia” como cobrador de pênaltis do Real não abalou o brasileiro.
Em mais uma prova de personalidade, seguiu com a responsabilidade após o início da temporada e tem 100% de aproveitamento nas três cobranças em jogos oficiais: os dois primeiros pênaltis convertidos foram justamente contra o Barça, na final da Supercopa da Espanha (contra o goleiro Iñaki Peña) e no Campeonato Espanhol (de novo contra Ter Stegen). Agora, superou Neuer na semifinal da Champions League. Pela seleção brasileira, Vini Jr. já cobrou dois pênaltis: perdeu um e fez o outro.
Além dos 21 gols na temporada, o camisa 7 alcançou nesta terça duas marcas importantes no Real: chegou a 80 gols em seis anos no clube, e está a 23 de alcançar Ronaldo como o brasileiro que mais marcou pelo time; e se tornou, ao lado do colega de time Rodrygo, o maior artilheiro brasileiro do clube na Champions League, ambos com 20 gols.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours