Vasco reforça luta contra o preconceito nos 100 anos da Resposta Histórica: “Compromisso contínuo”

3 min read
Marco na luta contra a discriminação no futebol brasileiro completa 100 anos neste domingo O dia 7 de abril de 2024 celebra o centenário de um dos capítulos mais importantes da história do Vasco: a Resposta Histórica. A carta, marco na luta contra a discriminação racial e social no futebol brasileiro, foi exaltada neste domingo pelo clube, que destacou ter seguido “o caminho mais difícil” há 100 anos.
Zagueiro Léo agradece ao Vasco por Resposta Histórica: “Sem ela, não estaria aqui”
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Vasco no WhatsApp
– O Vasco da Gama reafirma a sua identidade, assumindo o compromisso contínuo de lutar contra e combater de frente todas as mazelas sociais. Buscando incessantemente Respeito, Igualdade e Inclusão – diz trecho da nota (leia na íntegra abaixo).
+ “Imagina o Brasil sem Pelé”: veja depoimentos sobre a importância da Resposta Histórica do Vasco
+ O que é Resposta Histórica? Motivo de orgulho para torcida, ato do Vasco completa 100 anos
Resposta Histórica do Vasco contra o racismo completará 100 anos neste domingo
Reprodução
A Resposta Histórica foi uma carta redigida pelo presidente do clube, em 1924, abrindo mão de participar da nova liga que surgia no Rio de Janeiro para não ter que excluir jogadores pobres e negros do elenco, contrariando um pedido dos fundadores.
Presidente da comissão organizadora da AMEA e patrono do Fluminense, Arnaldo Guinle chegou a rebater a Resposta Histórica. Em documento, afirmou que alimentava a esperança que o Vasco, fundado por imigrantes portugueses, formasse uma equipe “genuinamente portuguesa”, por não haver outra colônia capaz de apresentar “qualidades desta nobre raça secular”.
+ Saka, Son, Bellingham e Vini Jr: Vasco envia kit para atletas que já sofreram preconceito; veja ações
Leia nota do Vasco:
“7 de abril de 1924. Esta data não só revolucionou a história do Vasco da Gama, como também a história do futebol mundial e da sociedade. Neste dia em questão, o Cruzmaltino reforçou toda a natureza do seu gigantismo e optou por seguir o caminho mais difícil: lutar pelo que sempre acreditou.
+ Presidente da AMEA rebateu Resposta Histórica do Vasco e sugeriu equipe formada “genuinamente por portugueses”
100 anos depois, o preconceito ainda continua entre nós. E o Vasco da Gama reafirma a sua identidade, assumindo o compromisso contínuo de lutar contra e combater de frente todas as mazelas sociais. Buscando incessantemente Respeito, Igualdade e Inclusão. Para que, aonde quer que a Cruz de Malta esteja representada, esteja ali o símbolo de quem tem CORAGEM PRA LUTAR.”
+ Leia mais notícias do Vasco
🎧 Ouça o podcast GE Vasco 🎧
Assista tudo sobre o Vasco no ge, na Globo e no SporTV:

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours