Veja como está o aproveitamento da base do Botafogo no time principal

4 min read
Clube conta com jogadores formados na base no elenco, mas equipe titular tem sido integralmente com atletas oriundos de outros clubes O time do Botafogo titular é formado integralmente por jogadores que vieram de outros clubes. Alguns jovens promissores aos poucos vão recebendo oportunidades na reta final dos jogos, mas fato é que poucos talentos pouco têm sido aproveitados nos jogos da equipe. Na atual temporada, Hugo é um atletas que aparecem com frequência entre os titulares: ele começou 22 das 34 partidas do time em 2024, mas tem revezado posição com Cuiabano, que veio do Grêmio.
“Estou muito feliz aqui no Brasil”, diz Luiz Henrique, do Botafogo, sobre possível ida pro Lyon
Se o número de jogadores for comparado com 2023, há um declínio – levando em consideração os jogadores titulares. Na temporada passada, os atacantes Luiz Henrique, Matheus Nascimento e Janderson foram utilizados com maior frequência. Vale lembrar que em 2024 o clube contratou 11 atletas de outros times na janela do início do ano e promoveu uma mudança significativa no perfil do elenco.
Hoje, além do lateral-esquerdo, o meio-campista Kauê e os atacantes Yarlen e Fabiano são os únicos jogadores da base que figuram entre os relacionados do time comandado por Artur Jorge. Matheus Nascimento está em recuperação de lesão.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
Yarlen, do Botafogo
Vítor Silva/Botafogo
Veja o aproveitamento detalhado dos últimos 10 jogos:
Corinthians x Botafogo: Hugo, Kauê, Yarlen e Fabiano (nenhum titular)
Junior Barranquilla x Botafogo: Hugo, Yarlen (titulares), Kauê e Fabiano
Vitória x Botafogo: Hugo, Kauê, Kawan, Yarlen e Fabiano (nenhum titular)
Universitario x Botafogo: Hugo (titular), Yarlen e Fabiano
Fortaleza x Botafogo: Hugo, Yarlen e Fabiano
Botafogo x LDU: Hugo (titular), Yarlen e Fabiano
Botafogo x Bahia: Hugo (titular) e Yarlen
Botafogo x Vitória: Hugo, Kawan e Yarlen
Flamengo x Botafogo: Hugo (titular) e Yarlen
Botafogo x Universitario: Hugo (titular) e Yarlen
Junior Barranquilla x Botafogo – Time posado
LUIS ACOSTA / AFP
Negociação de jovens para ter minutagem
Antes do fechamento da última janela, o Botafogo emprestou jogadores que receberam oportunidades no decorrer do Campeonato Carioca, que serviu como uma laboratório para observá-los.
Alguns, formados na base, outros contratados na reta final de formação, adquiridos para projeto, mas considerados jovens.
O goleiro Igo Gabriel (Confiança, na Série C), os volantes Newton (Criciúma), Kayque (Guarani, Série B) e Breno (São Bernardo, na Série C), o meia Raí (CRB, Série B) e o atacante Emerson Urso (Vila Nova, Série B) foram emprestados.
Em clima de revanche, Palmeiras e Botafogo vão se enfrentar na Libertadores
O atacante Janderson, contratado em 2022 para o sub-23, foi vendido para o Vitória – ele chegou para a transição com o profissional. O Botafogo o negociou em abril por R$ 5 milhões com o clube baiano.
+ Leia mais notícias do Botafogo
Transição com grupo especial e sub-20
Hoje, o Botafogo tem um grupo principal enxuto para trabalho no dia a dia, e essa é uma preferência do treinador português. No entanto, jovens talentos têm recebido oportunidades para serem observados nos treinos quando há necessidade – recentemente, pelo alto número de lesões.
Existe um grupo especial de treinos do clube, composto, por exemplo, por aqueles que retornam do empréstimo, além de uma transição com o sub-20 para que atletas com idade da categoria, possam subir e descer e, assim, receberem minutagem nos jogos. Há uma preocupação para que as etapas de formação não sejam puladas e que eles se mantenham ativos, com ritmo de jogo.
Kauê, do Botafogo
Vítor Silva/Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours