Veja quem ganhou e quem perdeu espaço no Botafogo ao fim do Carioca

6 min read
Veja quem aproveitou as oportunidades neste começo de ano O Botafogo encerrou no último domingo a participação no Campeonato Carioca de 2024 conquistando o título da Taça Rio com uma vitória por 2 a 0 sobre o Boavista. O torneio de consolação dá o tom de uma campanha decepcionante na competição, ficando fora das semifinais.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
Fábio Matias fala sobre a conquista da Taça Rio e a chegada de novo treinador ao Botafogo
Em campo, as circunstâncias do calendário explicam parcialmente o que aconteceu. Disputando ao mesmo tempo a pré-Libertadores e a reta final da Taça Guanabara, o clube precisou priorizar a competição continental e também lidar com uma mudança de treinador.
Dentro deste cenário, alguns membros do clube souberam aproveitar as oportunidades geradas na competição para ganhar espaço, outros tiveram azar ou não emplacaram boas atuações. O ge listou alguns vencedores e perdedores do clube ao longo destes primeiros meses:
Vencedores
Kauê
O grande vitorioso do elenco foi o jovem volante da base. Aos 19 anos, subiu para começar a transição para o profissional e tirou grande proveito dos minutos que teve, tanto com o time reserva quanto com o titular.
As boas atuações renderam inclusive alguns minutos em jogos eliminatórios da Conmebol Libertadores. O camisa 25 tem três assistências e um gol na temporada, destaque entre os meias do Alvinegro.
Kauê comemora o primeiro gol pelo profissional do Botafogo
Vitor Silva/Botafogo
Fábio Matias
O auxiliar técnico permanente que chegou ao clube sem muito holofote ganhou notoriedade na oportunidade que recebeu. O gaúcho assumiu o clube já virtualmente eliminado no Estadual e focado na Libertadores.
Ainda assim, venceu todas as seis partidas que disputou no Cariocão, mesmo poupando titulares em várias oportunidades por conta do torneio continental, em que cumpriu a missão de classificar para a fase de grupos.
Fábio Matias fala sobre a conquista da Taça Rio e a chegada de novo treinador ao Botafogo
Se não foi efetivado no cargo, o português Artur Jorge será o treinador do futuro, ganhou visibilidade que pode render uma chance no futuro, até mesmo no próprio Botafogo.
Júnior Santos
Júnior vive a temporada mais artilheira da carreira, com 13 gols marcados. Se boa parte deles foi na Libertadores, em que é artilheiro com oito, foi no Estadual que o camisa 11 abriu a contagem e se consolidou como titular.
O camisa 11 terminou o Carioca com cinco gols marcados, artilheiro do clube na competição, e chega para a parte mais importante da temporada com moral.
Gatito Fernandez
O goleiro paraguaio começou o ano questionado e com o status de reserva, especialmente com a chegada de John para reforçar a posição. Porém as boas atuações creditaram ele a titularidade.
Gatito somou o bom desempenho na reta final do Estadual com intervenções decisivas na Libertadores que fizeram a torcida voltar a gritar o nome do ídolo nas arquibancadas. A vaga não está garantida, mas o prestígio está de volta.
Leia mais sobre o Botafogo:
+ Rafael, do Botafogo, celebra volta à titularidade e alerta sobre a Libertadores: “Não pode brincar”
+ Análise: Botafogo cumpre tabela na Taça Rio, mas ganha reforços para a Libertadores com rodagem de elenco
Marlon Freitas
Marlon foi rotulado como um dos “vilões” da perda do título Brasileiro em 2023. Foi vaiado nas partidas do começo do ano e chegou a ver faixas de protesto citando o nome dele na arquibancada.
O meia seguiu no time e aos poucos foi recuperando tanto o espaço quanto o desempenho. Os dois gols sobre o Fluminense mudaram o ambiente ajudaram a acalmar os ânimos. Está entre os meio-campistas com mais minutos em campo no ano.
Fluminense x Botafogo – Melhores Momentos
Perdedores
Matheus Nascimento
Grande joia do clube nos últimos anos, o camisa 90 recebeu poucas oportunidades durante o começo da temporada. Ele perdeu o posto de reserva imediato de Tiquinho Soares e acabou no banco mesmo quando o time reserva atuava.
Foi titular em apenas um jogo na temporada, justamente a partida da volta contra o Boavista na final da Taça Rio. Ainda não fez gols no ano, mas deu duas assistências.
+ Matheus Nascimento no limbo: saiba como a joia de R$ 150 milhões virou terceira opção no Botafogo
Matheus Nascimento – Botafogo x Boavista
André Durão
John
O novo goleiro do Botafogo perdeu espaço durante o Carioca, mas não por conta do desempenho e sim por falta de sorte. Ele sofreu uma lesão no dia 3 de fevereiro, na segunda partida pelo Alvinegro, e não atua desde então.
John voltou a treinar na última semana e ainda não voltou a ser relacionado. Porém o status de titular que tinha quando foi contratado já não é mais tão certo quanto era antes.
+ Leia mais notícias do Botafogo
Diego Hernandez
O uruguaio que chegou cercado de expectativa não conseguiu ganhar espaço mesmo durante o Carioca. Começou o ano sem atuar, sendo ultrapassado na “fila” por outros atletas.
Com a saída de Tiago Nunes, passou a iniciar com o time reserva. Porém acabou substituído ainda no primeiro tempo da volta na semifinal da Taça Rio e não voltou a atuar na decisão.
Diego Hernandez, Botafogo x Audax, Campeonato Carioca
André Durão
Mateo Ponte
Ponte foi titular no clássico contra o Flamengo e parecia que iria enfim se consolidar na equipe principal do Botafogo. A chegada do veterano Damián Suárez, a volta de Rafael e uma lesão leve sofrida no joelho esquerdo, no entanto, deixaram o futuro incerto.
Suárez foi o titular nas últimas partidas, mesmo quando Mateo estava saudável, e Rafael voltou com prestígio. Voltou a atuar na final da Taça Rio e deve ser o titular na estreia na fase de grupos da Conmebol Libertadores. No fim da recuperação, o uruguaio terá que reconquistar o espaço.
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours