Você sabia? Maior artilheiro do Fluminense marcou seu recorde de gols contra seleção do Alianza

3 min read
Waldo anotou cinco gols contra equipe que unia jogadores do Alianza Lima e do Universitario Você provavelmente sabe que Waldo, com 319 gols, é o maior artilheiro da história do Fluminense. Mas talvez não saiba que o goleador tem uma ligação forte com a cidade de Lima. Foi lá onde marcou seu recorde de gols com a camisa do Tricolor e deixou o país “impressionado” ao vencer uma seleção que contava com jogadores do Alianza Lima, adversário da próxima quarta-feira pela Conmebol Libertadores.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Fluminense no WhatsApp
A história começa com uma excursão do Fluminense até o Peru, em 1956. Era comum naqueles anos que os clubes viajassem no meio das temporadas para outros países e disputassem amistosos ou torneios internacionais. No caso da delegação tricolor, três amistosos estavam marcados: diante Universitario, Alianza Lima e uma seleção combinada entre os dois times. Os placares foram os seguintes:
07/04/1956 — Universitário 3 x 1 Fluminense — Estádio Nacional de Lima;
11/04/1956 — Alianza Lima 2 x 4 Fluminense — Estádio Nacional de Lima;
14/04/1956 — Seleção Alianza-Universitário 1 x 6 Fluminense — Estádio Nacional de Lima.
Waldo foi a estrela principal da excursão. Muito por causa do jogo decisivo deste triangular. Mas, antes, é preciso contextualizar. O Fluminense estreou no país sendo derrotado pelo Universitario, o que foi retratado como “preocupante” pela imprensa na época. No jogo seguinte, uma imponente goleada sobre o Alianza Lima, que deixou os peruanos “impressionados”.
Jornal dos Sports destaca Fluminense em excursão no Peru
Reprodução/Jornal dos Sports
Então, criou-se um ambiente de “final” para o jogo decisivo em Lima. De acordo com o Jornal dos Sports, a seleção contou com cinco jogadores do Alianza Lima e seis do Universitario. A publicação destaca que a escalação representava “a força da própria seleção peruana” e a expectativa era de “exigir muito dos brasileiros”.
O técnico do Fluminense na época, Silvio Pirilo, fez mudanças. O goleiro Carlos Castilho, que não participou dos dois jogos anteriores por conta de uma lesão, votou à equipe titular, que acabou escalada com: Castilho; Cacá, Pinheiro; Jair, Clovis, Bassu, Telê Santana; Alecir, Waldo, Jair e Quincas.
Jornal dos Sports destaca Fluminense em excursão no Peru
Reprodução/Jornal dos Sports
Então, Waldo roubaria a cena. Marcou cinco gols na goleada por 6 a 1, o seu recorde numa mesma partida pelo Fluminense. Ao todo, foram 319 com o uniforme do Tricolor.
Curiosamente, apesar da goleada acachapante, os veículos no Brasil não destacaram a partida e as páginas de jornais foram tomadas por uma polêmica. Ao deixar o Peru, o Fluminense tinha em seu planejamento seguir viagem para o México e o Equador, onde disputaria mais amistosos. Porém, a ordem foi para a delegação voltar ao Brasil.
A decisão foi classificada como “estranha”. Oficialmente, foram citadas as exigências dos consulados — o do Equador exigiu US$ 18 por atleta e o certificado de que nenhum membro da delegação sofria de poliomielite; já o do México apenas pediu os comprovantes médicos. Porém, segundo o Jornal dos Sports, a falta de cumprimento num acordo entre clubes e empresário fez com que as viagens fossem canceladas.
Jornal dos Sports destaca Fluminense em excursão no Peru
Reprodução/Jornal dos Sports
+ Leia mais notícias do Fluminense
🎧 Ouça o podcast ge Fluminense 🎧
Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours