O que é a Superterça, principal ‘esquenta’ das eleições americanas

6 min read
Data tradicional de votação nos EUA leva eleitores de diversos tipos e regiões às urnas — e tem o poder de impulsionar ou enterrar candidaturas. Eleições nos EUA: O que é e qual a importância da Superterça
A Superterça, que acontece nesta terça-feira (5) nos Estados Unidos, é mais uma da muitas particularidades do sistema eleitoral americano —sem paralelo com a democracia brasileira, por exemplo.
Nos Estados Unidos, os pré-candidatos de cada partido disputam prévias em cada Estado e território do país, elegendo um certo número de delegados (representantes) em cada um deles. Quem tiver o maior número de delegados ao final do processo se torna o candidato do partido à Presidência.
Nesta terça, em um único dia, pouco mais de um terço dos delegados será definido tanto para o Partido Democrata (com o presidente Joe Biden como favorito) como para o Partido Republicano (com o ex-presidente Donald Trump como favorito).
A Superterça acontece geralmente –mas não necessariamente– no início de março. Como cada Estado define de forma independente as suas próprias prévias, o número de unidades da federação que participam varia de um ano eleitoral para o outro.
Historicamente, o dia costuma ser decisivo tanto para o Partido Republicano quanto para o Democrata, mas, principalmente, para a sigla que está na oposição — desta vez, os republicanos.
Neste ano, 15 estados e um território dos Estados Unidos votarão na Superterça –incluindo Califórnia e Texas, dois dos maiores colégios eleitorais do país. Para os republicanos, isso significa a escolha de 854 do total de 2.429 de delegados do partido, ou pouco mais de 35%.
Entenda, a seguir, como a data surgiu e qual é a sua importância:
Quando surgiu a Superterça?
O termo começou a ser usado pelos principais jornais americanos, incluindo o “New York Times”, na campanha presidencial de 1976. Naquela ocasião, seis Estados realizaram prévias no mesmo dia –25 de maio– para decidir os candidatos republicano e democrata à Casa Branca.
O republicano Gerald Ford, que já ocupava a Presidência, terminou cedendo a cadeira para Jimmy Carter.
A expressão passou a ser usada com frequência por jornalistas e analistas políticos e se disseminou na campanha seguinte, em 1980, quando apenas três Estados –Alabama, Flórida e Geórgia– realizaram prévias na data. Apesar do número pequeno de eleitores, esses Estados eram cruciais para as ambições de Carter à reeleição, e o termo “pegou”.
Homem caminha em direção a local de votação nas primárias do estado do Michigan, nos Estados Unidos, em fevereiro de 2024.
Paul Sancya/ AP
Afinal de contas, por que numa terça?
Diferentemente do Brasil, onde as votações são realizadas tradicionalmente aos domingos, os EUA organizam sua eleição presidencial na terça-feira seguinte à primeira segunda-feira de novembro.
Nas primeiras eleições americanas, cada Estado organizava a sua própria eleição em um dia. A data só foi padronizada por uma lei em 1845. O dia da semana foi escolhido para facilitar o voto de cristãos praticantes, que iam a missas ou cultos aos domingos, e também da população rural: os EUA eram uma nação majoritariamente agrícola na época, e muitos eleitores precisavam de um dia inteiro para se deslocar até os postos de votação.
A “terça depois da primeira segunda de novembro” também não é aleatória. Isso evita que a votação caia um 1º de novembro, Dia de Todos os Santos no calendário cristão, feriado importante localmente.
A população americana se tornou mais urbana e, após um século e meio, o dia da semana não é mais tão relevante, mas a terça-feira se consolidou como um dia importante na tradição democrática do país, razão pela qual ela é adotada para as prévias partidárias em muitos Estados até hoje.
Por que a Superterça é tão importante?
Não só a Superterça define quase um terço dos delegados do Partido Republicano, mas também é o dia em que eleitores de diversas regiões e substratos sociais demonstram suas preferências.
Isso é crucial para o que analistas políticos dos EUA chamam de “momentum” das candidaturas, ou o impulso para que os candidatos aglutinem o apoio dos correligionários em torno de si.
A votação da Superterça já foi decisiva, por exemplo, para o ex-presidente Barack Obama na disputa com Hillary Clinton em 2008 e para Donald Trump na corrida pré-eleitoral em 2016. Os dois acabaram vencendo as eleições nesses anos. Foi acirrada também em 2012, entre os republicanos, e em 2020, para os democratas.
Espectadores assistem debate entre Donald Trump e Joe Biden, em San Diego, EUA 22/10/2020
REUTERS/Mike Blake
Qual a importância da Superterça deste ano?
Neste ano as candidaturas dos dois lados já estão praticamente definidas. Apesar das polêmicas como a questão da idade e da memória, pelo lado de Joe Biden, e dos processos judiciais que o republicano Donald Trump enfrenta na Justiça, ambos despontam como favoritos absolutos em seus partidos.
Segundo analistas, as prévias deste ano servem mais para apontar as divisões que Trump e Biden enfrentam em seus próprios partidos. Enquanto republicanos mais moderados podem se inclinar mais a votar em Nikki Haley, democratas podem expressar descontentamento votando nulo por causa do alinhamento de Biden com Israel.
Quais Estados votam na Superterça neste ano?
Partido Republicano
Alabama (50 delegados);
Alasca (29 delegados);
Arkansas (40 delegados);
Califórnia (169 delegados);
Colorado (37 delegados);
Maine (20 delegados)
Massachusetts (40 delegados);
Minnesota (39 delegados);
Carolina do Norte (74 delegados);
Oklahoma (43 delegados);
Tennessee (58 delegados);
Texas (161 delegados);
Utah (40 delegados);
Vermont (17 delegados);
Virginia (48 delegados).
Partido Democrata
Alabama (52 delegados)
Arkansas (31 delegados)
Califórnia (424 delegados)
Colorado (72 delegados)
Iowa: (40 delegados)
Maine (24 delegados)
Massachussets (92 delegados)
Minnesota (75 delegados)
Carolina do Norte (116 delegados)
Oklahoma (36 delegados)
Tennessee (63 delegados)
Texas (244 delegados)
Utah (30 delegados)
Vermont (16 delegados)
Virgínia (99 delegados)
Território da Samoa Americana (6 delegados)

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours