Quem era Ebrahim Raisi, presidente do Irã morto em queda de helicóptero

3 min read
Ultraconservador, partidário declarado da ordem atual do seu país, Raisi foi membro do judiciário do Irã antes de ser eleito presidente em 2021. Helicóptero em que ele estava caiu no domingo (19) no noroeste do país. Quem é Ebrahim Raisi, presidente do Irã
Ebrahim Raisi, de 63 anos, foi eleito presidente do Irã em 1º turno em 2021 para um mandato de 4 anos, numa eleição com abstenção recorde e da qual vários adversários foram impedidos de participar pelo Conselho de Guardiães da Constituição.
Entre os que foram tirados da corrida eleitoral estão o ex-presidente Mahmoud Ahmadinejad, o ex-presidente do Parlamento Ali Larijani, o atual vice-presidente Es-Hagh Jahanguiri e o reformista Mostafa Tajzadeh, foram afastados.
Ultraconservador e partidário declarado do regime atual do país, ele é considerado um protegido e potencial sucessor do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei.
Na década de 1980, Raisi participou das chamadas comissões da morte, que levaram à execução de cerca de 5 mil militantes opositores que se voltaram contra o regime dos aiatolás. Em 2019, os Estados Unidos impuseram sanções a Raisi por conta da participação nas mortes.
Em 2022, já sob Raisi, o governo iraniano reagiu com violência à onda de protestos que pediam justiça por Mahsa Amini, uma jovem que morreu três dias após ser presa por não usar adequadamente o véu em local público (veja no vídeo abaixo). Mais de 500 manifestantes foram mortos nos protestos, segundo a Agência de Notícias de Ativistas de Direitos Humanos (Hrana).
Morte de jovem revolta iranianos: Mahsa Amini tinha sido detida por não se vestir corretamente
Na ocasião, Raisi afirmou que o Irã deveria “lidar de forma decisiva com aqueles que se opõem à segurança e tranquilidade do país”.
No plano internacional, o Irã viveu um escalada de tensão com Israel que, em 1º de abril, matou 7 membros da Guarda Revolucionária num ataque à embaixada iraniana na Síria. Em resposta, em 13 de abril, o Irã lançou um ataque contra Israel, que retaliou em 18 de abril.
Morte em queda de helicóptero
Neste domingo (19), o helicóptero que transportava Raisi se envolveu caiu por volta das 13h, segundo a imprensa oficial do país.
O presidente e o chanceler iraniano, Hossein Amirabdollahian, morreram na queda.
AO VIVO: Acompanhe as últimas notícias sobre o incidente com o presidente do Irã
Infográfico mostra local da queda do helicóptero do presidente do Irã
Editoria de arte/g1

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours