60% dos brasileiros acham que Lula exagerou ao comparar ação de Israel em Gaza ao Holocausto, diz pesquisa Quaest

2 min read
28% acham que ele não exagerou. Levantamento foi feito com 2 mil pessoas entre 25 e 27 de fevereiro O presidente Lula durante discurso na cúpula da União Africana, em Adis Abeba, na Etiópia
Ricardo Stuckert/Presidência da República

Para 60% da população, Lula exagerou ao comparar ação de Israel em Gaza ao que Hitler fez na Segunda Guerra, segunda levantamento de pesquisa da Quaest.
28% acham que ele não exagerou. O levantamento foi feito com 2 mil pessoas entre 25 e 27 de fevereiro.
Lula fez a declaração durante entrevista em Adis Abeba, na Etiópia, onde participou nos últimos dias da 37ª Cúpula da União Africana e de reuniões bilaterais com chefes de Estado do continente.
“O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula.

Em resposta, Israel convocou o embaixador brasileiro para reprimenda e declarou Lula persona non-grata no país.
O termo “persona non grata” (alguém que não é bem-vindo, em tradução livre) é um instrumento jurídico utilizado nas relações internacionais para indicar que um representante oficial estrangeiro não é mais bem-vindo. O termo foi descrito no artigo 9 da Convenção de Viena sobre relações diplomáticas.
Mais de 24 mil pessoas já morreram no conflito, que começou no início de outubro de 2023.
Esta reportagem está em atualização.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours