Alcolumbre chama reunião para definir votação da PEC das drogas na CCJ do Senado

2 min read
O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) abre sessão de sabatina de Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal
TV Senado
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), vai se reunir nesta quinta-feira (7) com os integrantes do colegiado. O encontro será para acertar o calendário de votações, inclusive, a análise da PEC das drogas.
A decisão sobre a reunião foi tomada nesta quarta-feira (6). Também nesta manhã, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse à repórter da TV Globo Gioconda Brasil que a votação na Casa independe da análise do Supremo Tribunal Federal (STF), que retoma nesta tarde o julgamento sobre o tema.
Pacheco disse que está esclarecendo o que disse na terça (5), quando afirmou que “aguardaria” o STF. Hoje, ele afirmou que o “aguardar” era para ver o formato da decisão, e que isso não impediria a tramitação da PEC no Senado.
“A PEC tramita normalmente, tá na Comissão de Constituição e Justiça independe da questão do julgamento no Supremo, então houve uma certa confusão em relação a isso. A minha manifestação sobre aguardar a decisão do STF é só pra gente aferir se há invasão legislativa ou não”, disse.
Julgamento no STF
Nesta quarta, o STF retoma o julgamento de um recurso que discute se é crime uma pessoa portar drogas para consumo próprio. A decisão da Corte terá impacto em pelo menos 6.345 processos, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O julgamento começou em 2015 e, até o momento, foram apresentados seis votos. Já há, desde agosto de 2023, maioria no sentido de que o tribunal precisa definir um critério que diferencie o usuário do traficante.
O placar está em 5 a 1 quanto à discussão sobre se é crime o porte de maconha para consumo pessoal. São cinco votos para entender que não há delito nesta conduta. Há um voto que diverge desse entendimento.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours