FAB e ANAC deram ‘sinal verde’ para voos comerciais na Base Aérea de Canoas, diz ministro

3 min read
Fraport, concessionária do Aeroporto de Porto Alegre, informou que não há previsão de data para início das operações. Terminal está interditado em razão das fortes chuvas no RS. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em imagem de 2023
Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, informou nesta segunda-feira (13) que a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já deram “sinal verde” para o uso da Base Aérea de Canoas (RS) para voos comerciais.
Em razão das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o principal aeroporto do estado – o Salgado Filho, em Porto Alegre – está interditado por tempo indeterminado.
Segundo Costa Filho, cabe agora à empresa Fraport, concessionária do Aeroporto de Porto Alegre, definir uma data para o início das operações na Base Aérea de Canoas.
À GloboNews, o ministro disse que a concessionária pediu um prazo para estruturar as operações na Base Aérea, com instalação de equipamentos de raio-x e escadas para acesso dos passageiros às aeronaves.
A expectativa é que os voos comerciais na base de Canoas comecem ainda nesta semana.
Na primeira etapa, o ministério prevê até cinco voos por dia. Existe a possibilidade de a quantidade de operações aumentar conforme a demanda, disse Costa Filho.
Procurada pela GloboNews, a Fraport não informou uma data para o início de operações comerciais na Base Aérea de Canoas.
Veja como está o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, após os temporais que atingiram o RS
Aeroporto fechado desde o dia 3 de maio
O aeroporto está fechado desde o dia 3 de maio devido à elevação das águas do lago Guaíba, na capital, que chegaram ao maior nível já registrado, de 5,33 m, no dia 5 deste mês.
Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) orienta que os passageiros devem entrar em contato diretamente com a companhia aérea para a remarcação ou reembolso.
“As associadas ABEAR cancelaram os voos com origem e/ou destino para Porto Alegre e flexibilizaram as regras de remarcação e reembolso. Os passageiros devem entrar em contato com a companhia aérea para remarcação ou reembolso dos bilhetes com origem e/ou destino para a capital gaúcha.
Segundo a Abear, os terminais das cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo estão operando, “mas podem ser impactados pelas condições meteorológicas no estado”.
*Estagiária sob a supervisão de Gustavo Garcia

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours