Governo reúne sala de situação após MS decretar situação de emergência por queimadas no Pantanal

Mais de 600 mil hectares foram consumidos pelo fogo no bioma neste ano. Nesta segunda-feira (24) a sala de situação que acompanha as queimadas no Pantanal se reuniu pela terceira vez. O mecanismo, criado há 10 dias, é coordenado pela Casa Civil e participam também os ministérios do Meio Ambiente, Integração, Defesa e Justiça. Ao todo, 19 ministérios atuam nas ações contra desmatamento, incêndios e seca. Além do Pantanal, o bioma Amazônico também é monitorado.
Nesta segunda-feira (24), o Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência nos municípios atingidos pelo fogo. Assim, o estado consegue executar ações emergenciais sem que haja licitações.
No último domingo (23) a área queimada no Pantanal chegou a 627 mil hectares (480 mil hectares em MS e 148 mil, em MT), segundo dados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Dados do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), mostram que esse é o pior mês de junho no bioma desde quando a série histórica foi criada em 1998
Além da sala de situação, o governo federal também oficializou um pacto entre a união e os estados do Pantanal para cooperação entre os estados e estratégias de combate integrada.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours