Jantar entre Lula e Pacheco retoma ‘linha direta’ entre poderes, mas não deve reverter possível derrota do Planalto em vetos

O jantar organizado nesta quinta-feira (3) no Palácio da Alvorada, em Brasília, serviu para retomar uma “linha direta” entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
O desgaste entre as autoridades tinha atingido o ápice após o Executivo judicializar a desoneração da folha de pagamentos – aprovada pelo Congresso e mantida com a derrubada de vetos, mas que o governo quer derrubar.
O encontro no Alvorada teve dois momentos:
uma reunião “bilateral”, apenas entre Lula e Pacheco, que começou perto das 19h e foi quase até as 22h;
uma reunião “ampliada”, em que Lula chamou ministros e senadores para “quebrar o clima”.
Segundo relatos, o jantar com churrasco, arroz e vinagrete cumpriu o papel de “desanuviar” e “descontrair”.
Nesse segundo momento, Lula não puxou assuntos espinhosos ou pautas específicas com Pacheco. Não falaram sobre política econômica ou sobre o ministro Fernando Haddad (Fazenda), e nem “discutiram a relação”.
Entre os presentes estavam o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, e ministros como Renan Filho (Transportes), Rui Costa (Casa Civil) e Ricardo Lewandowski (Justiça).
“Ele [Lula] foi muito solícito, muito agradável. O presidente Rodrigo Pacheco também estava muito feliz e eu acho que ambos têm a convicção da importância que têm para o equilíbrio fiscal e para o bom funcionamento da nossa economia”, disse Renan Filho à Globonews.
ao longo da semana, pacheco se recusou a atender ministros em meio ao clima de desencontro. Já na semana passada, Pacheco cancelou participação em um evento com Lula em Nova Lima (MG).

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours