Lula diz a Maduro que é importante que Venezuela tenha ‘ampla presença de observadores internacionais’ nas eleições

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que é importante que o processo eleitoral do país tenha “ampla presença de observadores internacionais”. Segundo o Palácio do Planalto, os dois presidentes conversaram sobre o assunto nesta quarta-feira (5).
“Os presidentes também falaram sobre o processo eleitoral venezuelano. Lula reiterou o apoio brasileiro aos acordos de Barbados e ressaltou a importância de contar com ampla presença de observadores internacionais”, disse o governo em nota divulgada pelo Planalto.
Ainda de acordo com o governo brasileiro, Lula e Maduro também conversaram sobre a política externa da Venezuela e Lula demonstrou apoio à queda de sanções contra o país sul-americano.
“[Lula] Também manifestou a expectativa de que as sanções em vigor contra a Venezuela possam ser levantadas, de modo a contribuir para que o processo eleitoral possa seguir adiante em clima de confiança e entendimento”, disse o comunicado do governo.
Os dois presidentes também conversaram sobre relação bilateral. De acordo com o Planalto, Lula disse a Maduro que muitos empresários brasileiros têm demonstrado interesse em voltar a investir e fazer comércio com a Venezuela.
“Lula lembrou que esse intercâmbio é especialmente importante para Roraima e Amazonas. Discutiram o início de tratativas para a celebração de Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos e a renegociação da dívida bilateral”, disse o Planalto.
O presidente brasileiro também agradeceu o apoio da Venezuela à eleição da ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sonia Guajajara ( PSOL-SP) à presidência do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e do Caribe (FILAC) e disse que quer fortalecer a colaboração entre os dois países na proteção dos Yanomami na fronteira.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours