Senado realizará sessões remotas, e Câmara vai dispensar presença para que parlamentares possam participar de festas de São João

Senadores devem analisar somente propostas sem divergências. Presidente da Câmara, Arthur Lira, vai isentar de presença parlamentares do Nordeste e do Rio Grande do Sul. O Senado terá sessões híbridas na próxima semana, com parlamentares autorizados a comparecer e votar de forma presencial ou completamente remota.
O funcionamento da Casa será flexibilizado ao longo da semana do dia 24 em razão das festividades de São João, que devem levar políticos do Norte e Nordeste às suas bases.
Segundo lideranças do Senado, durante a próxima semana, somente propostas que não tenham divergências entre as bancadas partidárias devem ser apreciadas. Temas classificados como “espinhosos” e que ainda dependem de consenso deverão ser empurrados para o início de julho, às vésperas do recesso parlamentar.
Em reunião nesta quinta-feira (20), os líderes partidários da Casa definiram, por exemplo, que, na próxima semana, uma proposta que inclui ações de combate às mudanças climáticas na Política Nacional de Educação Ambiental. Outros textos podem ser incluídos, a depender de sinalizações de consenso entre as bancadas.
Além do esvaziamento presencial para as festividades juninas, o Senado também deve sofrer baixas de parlamentares que viajarão a Lisboa para participar de um fórum jurídico, promovido pelo IDP e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Até o momento, quatro senadores pediram afastamento para participar do evento: Randolfe Rodrigues (sem partido-AP); Eliziane Gama (PSD-MA); Ciro Nogueira (PP-PI); e Jaques Wagner (PT-BA).
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também foi convidado e incluído nas programações divulgadas pela organização do evento em Portugal. Segundo a assessoria de imprensa de Pacheco, porém, ele não deve participar.
Presença na Câmara
A Câmara também deve ter flexibilização no seu registro de presença. Segundo a assessoria de imprensa do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), deverão ser convocadas sessões ao longo da próxima semana.
Haverá, no entanto, dispensa de registro de presença para os parlamentares que compõem as bancadas dos estados da Região Nordeste e do Rio Grande do Sul. O restante dos deputados deverá continuar obrigado a participar de forma presencial.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours