10 anos sem José Wilker: relembre os trabalhos marcantes do ator

3 min read
Premiado na TV, no cinema e no teatro, Wilker morreu aos 67 anos, vítima de um infarto fulminante Altas Horas homenageia José Wilker
Roque Santeiro, Coronel Belarmino, Giovanni Improtta, Mundinho Falcão, Coronel Jesuíno, Juscelino Kubitschek… a lista de personagens marcantes de José Wilker é extensa. Em cerca de 50 anos de carreira, ele se destacou pelos personagens com os mais variados perfis, de mocinhos a vilões, passando pelos tipos mais cômicos.
10 anos sem José Wilker: relembre os trabalhos marcantes do ator
Cedoc / TV Globo
E o cearense Wilker tinha muito mais a nos presentear, mas o destino quis que partisse ao 67 anos, em 5/4/2014, vítima de um infarto fulminante, nos deixando órfãos de sua interpretação singular e seu humor refinado.
Aqui a gente relembra alguns dos personagens mais marcantes do ator.
José Wilker como Mundinho Falcão na primeira versão de Gabriela (1975)
Acervo/TV Globo
A chegada de Wilker à Globo foi em Bandeira 2, de 1971, a convite de Dias Gomes, e o primeiro protagonista foi Mundinho Falcão, da primeira versão de Gabriela (1975). Na sequência, vieram dezenas de interpretações antológicas, passagens como diretor e muitos prêmios, reforçando o seu compromisso com a arte.
“A novela é uma obra aberta. As palavras escritas são pedras que só se edificam quando são ditas. Como ator, algumas vezes eu jogo para a lateral, outras, faço gol. Mas eu chuto! O atraente é ter essa margem monumental para errar”, disse em depoimento ao site Memória Globo.
José Wilker nos papéis: Roque Santeiro, Giovanni Improtta e o Coronel Jesuíno
Gshow
Em 1985, mais um encontro com Dias Gomes no sucesso Roque Santeiro em que Wilker viveu o personagem central. Depois ele teve uma passagem pela Rede Manchete e voltou à Globo onde cativou o público com papéis escritos sob medida: Coronel Belarmino, da primeira versão de Renascer (1993); Marcelo, de A Próxima Vítima (1995); Ariel, de Desejos de Mulher (2002); e, claro, Giovanni Improtta, o bicheiro mais carismático das novelas em Senhora do Destino (2004). Como não se lembrar dos bordões “felomenal” e “o tempo ruge e a Sapucaí é grande”, né mesmo!?
Reveja pérolas de Giovanni Improtta em Senhora do Destino
Susana Vieira e José Wilker viveram cinco pares românticos na teledramaturgia
TV Globo
A parceria com de José Wilker com Susana Vieira até hoje é lembrada, uma dobradinha que aconteceu por cinco vezes na TV. A atriz brinca que foi o seu “casamento” mais longo e que ela perdeu um grande amor em sua vida.
Carlos Lacerda (José de Abreu) e Juscelino Kubitschek (José Wilker) na minissérie JK
TV Globo / Márcio de Souza
Nas minisséries, Wilker se destacou em Anos Rebeldes (1992), Agosto (1993), A Muralha (2000), JK (2006) e Amazônia, de Galvez a Chico Mendes (2007).
O último trabalho de José Wilker na TV foi em Amor à Vida (2013), na pele do médico Herbert.
Amor à Vida: Edith abandona Herbert
Saiba mais sobre José Wilker no perfil do ator, no site Memória Globo.
Mais do gshow
Mais Lidas

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours