35 anos sem Dina Sfat: atriz foi um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira

3 min read
Atriz morreu em 20/3/89, em decorrência de um câncer, um mês depois de fazer a sua ultima novela, Bebê a Bordo 35 anos sem Dina Sfat: atriz foi um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira
Acervo/TV Globo
Uma das atrizes mais aclamadas da dramaturgia nacional, Dina Sfat nos deixou há exatos 35 anos, em 20/3/89, prestes a completar 50 anos. Referência no teatro, no cinema e na TV, a atriz fez personagens memoráveis, como Fernanda, da primeira versão de Selva de Pedra (1972); Zarolha, de Gabriela (1975); e Amanda, de O Astro (1977), deixando na imaginação do público a sua marca.
Assista Dina Sfat em Os Gigantes no Globoplay
A carreira de atriz começou nos palcos, em 1962. Em 1966, estreou nas novelas na TV Tupi e, em 1970, chegou à Globo, onde fez 12 novelas e se tornou bastante conhecida.
Paulo Goulart, Dina Sfat, Jardel Filho e Arlete Salles em Verão Vermelho
Acervo/TV Globo
De acordo com o site Memória Globo, o primeiro trabalho na emissora foi em Verão Vermelho, de Dias Gomes. Na época, a atriz, grávida de sua primeira filha, a também atriz Bel Kutner, interpretou Adriana que também engravidou durante a trama. Bel Kutner nasceu dois dias depois que a personagem deu à luz na história. Bel, Clara e Ana são as três filhas de Dina Sfat e Paulo José, seu companheiro por 17 anos, de 1963 a 1981.
Dina Sfat e Paulo José com as filhas Bel, Clara e Ana
Reprodução/Instagram
Dina Sfat e Francisco Cuoco em na primeira versão de O Astro
Acervo/TV Globo
Se ela estreou na Globo pelas mãos de Dias Gomes, foi com Janete Clair com quem Dina Sfat mais trabalhou na TV. Ela atuou em cinco de suas novelas: O Homem que Deve Morrer (1971), Selva de Pedra (1972), Fogo sobre Terra (1974), O Astro (1977) e Eu Prometo (1983). Em todas as tramas, Dina viveu mulheres complexas, determinadas e provocadoras.
Eu Prometo: Darlene e Horácio ficam juntos
Dina Sfat em ‘Bebê a Bordo’
Acervo/TV Globo
O último trabalho de Dina Sfat foi em Bebê a Bordo, no qual viveu Laura. A morte da atriz, vítima de um câncer de mama descoberto em 1986, ocorreu menos de um mês após o término da novela de Carlos Lombardi.
Bebê a Bordo: Laura e Nero ficam juntos
Acesse o site Memória Globo e saiba mais sobre Dina Sfat.
Mais do gshow
Mais Lidas

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours