Água Viva traz triângulo amoroso entre personagens de Reginaldo Faria, Betty Faria e Raul Cortez

3 min read
Novela de Gilberto Braga e Manoel Carlos estreia nesta segunda, 17, no Globoplay Água Viva traz triângulo amoroso entre personagens de Reginaldo Faria, Betty Faria e Raul Cortez
Acervo/TV Globo
Água Viva foi um marco na teledramaturgia brasileira por vários motivos: marcou uma parceria inédita de Gilberto Braga e Manoel Carlos, foi a estreia de Raul Cortez na Globo, causou polêmica com a cena do topless das atrizes Tônia Carrero, Maria Padilha, Maria Zilda Bethlem e Gloria Pires e iniciou o rol de vilãs vividas por Beatriz Segall.
A trama, exibida originalmente em 1980, será disponibilizada no Globoplay a partir desta segunda, 17, dentro do Projeto Resgate.
A trama
Água Viva: Nélson e Lígia se beijam
O mote principal é a disputa de dois irmãos, Nelson (Reginaldo Faria) e Miguel (Raul Cortez), pela mesma mulher, Lígia (Betty Faria).
Cirurgião plástico famoso, Miguel Fragonard condena o estilo de vida do irmão Nelson, que nunca trabalhou e vive de renda. Brigados, ele se apaixonam por Lígia, ambiciosa e alpinista social, que ama Nelson, mas tem um romance com Miguel, após ele ficar viúvo. A obra trouxe ainda a saga da pequena órfã Maria Helena (Isabela Garcia, à época com 12 anos), filha de Nelson.
Exibida no horário nobre, Água Viva teve um “quem matou?” que mobilizou o público e garantiu a audiência nas alturas. No final da trama, Miguel é assassinado, e a culpa recai sobre Lígia e Nelson. Foi o primeiro quem matou usado por Gilberto Braga, que repetiu o recurso em Vale Tudo e Celebridade.
Abertura
Água Viva (1980): Abertura
Ambientada no Rio, Água Viva é uma novela solar, característica observada já na abertura, criada por Hans Donner. Ao som de “Menino do Rio”, composição de Caetano Veloso, na voz de Baby Consuelo, a novela mostra praticantes de windsurfe, o que ajudou a popularizar o esporte náutico.
Curiosidades
Água Viva: O topless
A cena de topless das atrizes Tônia Carrero, Maria Padilha, Maria Zilda e Gloria Pires causou polêmica. O objetivo dos autores era retratar as reações da população com relação a esse comportamento, e, de acordo com o site Memória Globo, muitas delas foram agressivas. Durante a gravação na Praia de Ipanema, houve protesto e tentativa de agressão da equipe. A cena teve que ser gravada na Praia de São Conrado.
Beatriz Segall e Fábio Jr. em Água Viva
Acervo/TV Globo
Segundo o site Teledramaturgia, houve uma troca nos papéis de Tônia Carrero e Beatriz Segall. Enquanto a primeira viveria a vilã Lourdes Mesquita, Beatriz interpretaria a ricaça Stella Simpsom. No entanto, Boni (diretor artístico da Globo na época) e Paulo Ubiratan (um dos diretores da novela) pediram a mudança, argumentando que a personagem Stella precisava de mais charme.
A personagem Lourdes Mesquita, organizadora de festas, foi citada por Odete Roitman em Vale Tudo.
A novela marcou a estreia de Maria Padilha e teve a participação de dois astros internacionais: a atriz francesa Henriette Morineau e o cantor de reggae jamaicano Peter Tosh.
Mais do gshow
Mais Lidas

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours