Alessandro Michele é o novo diretor criativo da Valentino

3 min read
O anúncio encerra os 14 meses de especulação sobre onde em qual grife o estilista se estabeleceria após sua saída da Gucci. Alessandro Michele é o novo diretor criativo da Valentino
Divulgação/Valentino
Alessandro Michele é o novo diretor criativo da Valentino. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (28) pelo perfil oficial no Instagram da marca. Segundo a revista “Vogue Business”, o primeiro dia do estilista na maison italiana será na terça-feira, 2 de abril, e sua coleção de estreia para a Valentino será a de Primavera/Verão 2025, que deve ser revelada durante a edição de setembro da Semana de Moda de Paris.
“É uma honra incrível”, disse Michele sobre sua nomeação no comunicado oficial. Ele acrescentou: “Sinto a imensa alegria e a enorme responsabilidade de me juntar a uma maison de alta-costura que tem a palavra ‘beleza’ gravada em uma história coletiva feita de elegância distinta, refinamento e graça extrema.”
Falando sobre a perspectiva, ele disse: “Busco palavras para nomear a alegria, para reconhecê-la, para realmente transmitir o que sinto; os sorrisos que partem do peito, a felicidade da gratidão que ilumina os olhos, aquele momento precioso em que a necessidade e a beleza se encontram e se unem. A alegria, no entanto, é uma coisa tão viva que tenho medo de feri-la se ousar pronunciar seu nome.”
O anúncio vem após 14 meses de especulações sobre onde seria o próximo pouso de Michele, desde sua saída da Gucci, onde foi o responsável por aumentar consideravelmente as receitas da casa.
Alessandro Michele (à esquerda) e Jared Leto no Met Gala 2022, ambos vestindo Gucci, na época em que o estilista ainda estava no comando da grife
Jamie McCarthy/Getty Images
A partir de 2 de abril, Michele embarcará em uma imersão total nos arquivos e códigos de sua nova casa. Ele disse: “Meu primeiro pensamento vai para esta história: para a riqueza de seu patrimônio cultural e simbólico, para o sentido de maravilha que gera constantemente, para a identidade muito preciosa dada com seu amor mais selvagem pelos fundadores, Valentino Garavani e Giancarlo Giammetti. Essas referências sempre representaram uma fonte essencial de inspiração para mim, e vou reverenciar essa influência por meio de minha própria interpretação e visão criativa.”
Garavani lançou sua casa homônima ao lado de seu parceiro, Giammetti, em 1960. Entre sua fundação e sua aposentadoria 48 anos depois, Garavani criou um enorme tesouro de roupas femininas intensamente românticas — e a partir de 1969, também masculinas. A nomeação de Michele segue a saída de Pierpaolo Piccioli, que liderou a Valentino desde 2008.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours