Beber o morto, oxente e mais: veja os significados das expressões usadas em Renascer

4 min read
Ainda não sabe o que é um cramulhão? Então confira a lista abaixo Despelado e sentindo dores terríveis, José Inocêncio clama para morrer
Desde a estreia de Renascer algumas expressões ditas por personagens da novela passeiam em nossos ouvidos e chamam atenção – principalmente para quem é mais urbano e quem não é da Bahia e de outros Estados do Nordeste. Oxente, como não sabe o que é beber o morto? Se pique daqui antes que eu tire meu cramulhão da garrafa! Lembram da época das mortes dos coronéis Firmino e Belarmino em que só se falava de beber o morto? Não entendeu? A gente explica algumas destas expressões muito faladas na novela das 9. Confira!
Confira o significado das expressões usadas em Renascer
Globo
Beber o morto
O hábito antigo de beber cachaça durante a noite do velório para relembrar casos, contar histórias e falar sobre a pessoa que morreu. Dizem que este hábito vem de rituais antigos africanos.
Deocleciano e Jupará convidam Belarmino para ‘beber’ o patrão
O povo se reúne no velório de José Inocêncio, que se finge de morto
Tabaréu
Segundo dicionário Michaelis, significa pessoa tímida e de, maneira pejorativa, recruta mal exercitado, sem experiência. Também se refere à pessoa que vive no campo, de modo simples. A palavra tem sua origem provavelmente do tupi, tabaré – tawa, com sentido de aldeia.
Oxente / Oxe
Expressão usada para demonstrar espanto. Algo como “O que é isso, rapaz?”. Uma expressão contraída da frase “Ôh, gente”. Oxe seria sua forma reduzida. Oxe também pode ter o sentido de “aff”.
Tocaia
Quando alguém se esconde para atacar o inimigo (situação que José Inocêncio já passou algumas vezes) ou para caçar.
José Inocêncio é vítima de tocaia
▶️ gshow em Renascer: Buba decide adotar bebê de Teca, e Zé Venâncio faz o pai acreditar em gravidez
gshow em Renascer: Buba vai adotar bebê de Teca
Despelado
José Inocêncio é despelado em Renascer
Globo
Sem pele, esfolado, descascado. No caso de José Inocêncio, foi logo no início da novela, quando lhe tiraram (literalmente) a pele.
Despelado e sentindo dores terríveis, José Inocêncio clama para morrer
Vassoura-de-bruxa
Doença que ocorre em plantas. No anos 90, na Bahia, destruiu plantações de cacau, levando os produtores à falência. A vassoura-de-bruxa tem esse nome porque deixa os ramos do cacaueiro secos como uma vassoura velha. A doença foi descoberta em 1895, no Suriname, e já tinha demonstrado o seu poder devastador ao atingir, em 1920, as lavouras de cacau do Equador.
Causada pelo fungo Moniliophthora perniciosa, essa enfermidade leva ao crescimento excessivo dos tecidos infectados e consome a energia que deveria ser usada para crescimento do fruto. Provoca deformação, apodrecimento e morte nas partes afetadas dos cacaueiros.
Nena avisa para Belarmino que encontraram uma garrafa com planta infectada pela vassoura-de-bruxa em suas terras
Cramulhão
Nada mais que o diabo, o demônio, o coisa-ruim. No caso do José Inocêncio, aquele diabinho (ou cramulãozinho) que ele guarda numa garrafinha.
Inácia repreende Mariana por mexer no diabinho de José Inocêncio
Se pique
Significa ir embora imediatamente. Segundo o G1, expressão nascida do termo “picada”, que era os caminhos abertos nas matas de Salvador, onde ligavam um ponto ao outro. Nome do trajeto que as pessoas faziam para ir embora. Se pique se refere a pegar a picada, ou seja, pegar o caminho para ir embora.
Jupará
Jupará (Evaldo Macarrão)
Globo/Fábio Rocha
Não se trata apenas do nome do personagem de Evaldo Macarrão na primeira fase de Renascer. Jupará é um mamífero, parente dos quatis e guaxinis. Conhecido como macaco-da-meia-noite, o jupará é um dos maiores disseminadores de sementes de cacau do país. O jupará usa os dentes e as unhas afiadas para abrir o fruto do cacaueiro e ingerir as amêndoas que ficam lá dentro. Ao defecar no solo, a espécie espalha as sementes do cacau.
O personagem tinha este nome pela sua grande habilidade de trabalhar no cacau, uma referência ao animal. O nome Zinha (Samatha Jones), filha dele, é um diminutivo, Juparazinha.
Não perca as emoções de Renascer!
Mais Lidas

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours