Dia das Mães: veja filmes e séries que abordam a maternidade real

7 min read
‘Mães Paralelas’, ‘Perfeita é a Mãe’ e ‘Maid’ estão entre as obras que fogem de estereótipos e romantizações ao tratar do assunto Dia das Mães: veja filmes e séries que abordam a maternidade real
Reprodução/IMDb
Por maior que seja o sonho da maternidade, ele não é feito apenas de momentos de alegria e contemplação, mas inclui também uma rotina extensa de tarefas – muitas vezes mal dividida entre os parceiros ou não dividida.
A maternidade é um acontecimento plural, que varia a partir de pessoas, contextos e vivências diferentes e, seja nas telinhas ou nas telonas, são transformadas em histórias arrebatadoras: algumas obras optam pelo humor ao abordar a relação entre mães e filhos, outras não poupam o telespectador dos dramas e obstáculos que elas enfrentam para protegerem suas crias.
Neste Dia das Mães, veja 10 filmes e séries que fogem de estereótipos ao tratar da maternidade!
‘Mães paralelas’
‘Mães paralelas’
Reprodução/IMDb
Neste drama de Pedro Almodóvar, as personagens de Penélope Cruz e Milena Smit estão prestes a entrarem em trabalho de parto quando se conhecem no hospital: a primeira vivia o sonho da maternidade, o que para a segunda era fruto de um pesadelo. Mas o que era para ser um encontro momentâneo entre estas mães solo, se torna permanente após um terrível acontecimento. Até que ponto você carregaria uma mentira para não perder a pessoa que mais ama?
Nota IMDb: 7,1/10
Onde assistir: Netflix
‘Maid’
‘Maid’
Reprodução/IMDb
Alex é uma mãe de 25 anos que decide fugir de casa com a filha pequena após sofrer nas mãos de um marido abusivo. Ela procura a ajuda da assistência social e consegue um emprego como faxineira, mas a renda não é suficiente nem mesmo para os gastos básicos das duas. Ao longo de 10 episódios, a minissérie mostra a precarização das relações de trabalho, o preconceito com mães solo e a burocracia que elas enfrentam para ter auxílio do governo e viverem uma vida digna. A obra é baseada na história real de Stephanie Land, mas representa o caso de um incontável número de mulheres ao redor do mundo que enfrenta as mesmas dificuldades.
Nota IMDb: 8,3/10
Onde assistir: Netflix
‘Justiça’
Adriana Esteves é Fátima em Justiça
Ellen Soares/Gshow
Entre outras histórias apresentadas na primeira temporada, está a de Fátima, interpretada por Adriana Esteves. Ela é presa por setes anos por um crime que não cometeu e fica longe dos dois filhos, um menino de 5 anos e uma menina de 10 anos. Ao ganhar liberdade, sai logo à procura dos rebentos, que estava morando na rua cometendo furtos e se prostituindo, respectivamente. Seu arco mostra o que uma mãe, que já havia perdido tanto na vida, é capaz de fazer para proteger os filhos sem sucumbir a qualquer ameaça ou desejo de vingança.
Nota IMDb: 9/10
Onde assistir: Globoplay
‘Tully’
‘Tully’
Reprodução/IMDb
Com roteiro de Diablo Cody, a autora do premiado “Juno”, o público pode esperar tudo, mesmo uma maternidade calma e tranquila… Pelo contrário! Marlo, vivida visceralmente por Charlize Theron, é mãe de duas crianças, está grávida da terceira, trabalha no RH de uma empresa e tem um marido que não participa das tarefas domésticas. À beira de um colapso, ela se rende ao auxílio de uma babá, Tully, e é nessa relação e diálogo que a culpa materna, a sobrecarga e o desgaste psicológico são escancarados.
Nota IMDb: 6,9/10
Onde assistir: Prime Video
‘Lion: Uma Jornada Para Casa’
‘Lion: Uma Jornada Para Casa’
Reprodução/IMDb
Aos 5 anos de idade, Saroo se perde do irmão mais velho em uma estação de trem na Índia. É a partir daí que começa a intensa jornada do menino, que passa a morar nas ruas até parar em um orfanato. Lá, Saroo é adotado por um casal de australianos – vividos por Nicole Kidman e David Wenham – e, apesar da drástica mudança de vida em um lar de classe de média alta, as lembranças do passado o acompanham até a fase adulta, interpretada por Dev Patel: o que teria acontecido com sua mãe, o irmão ou mesmo com ele se tivesse permanecido no seu país? Os questionamentos o convencem a sair à procura de respostas, mas não sem antes ter um diálogo franco e sensível com sua mãe.
Nota IMDb: 8/10
Onde assistir: Prime Video
‘Manhãs de Setembro’
‘Manhãs de Setembro’
Reprodução/IMDb
Neste drama brasileiro, a cantora Liniker dá vida a Cassandra, uma mulher trans que trabalha como motogirl, mas sonha em ser cantora. Para isso, ela deixa sua cidade natal e se muda para São Paulo, onde se torna cover da cantora Vanusa. Mas uma figura do passado bate à sua porta acompanhada: trata-se de uma ex-namorada, interpretada por Karine Telles, que aparece com o filho que tiveram 10 anos antes. Apesar de rejeitar o rótulo de pai, Cassandra começa a construir laços (cheios de nós) com o menino.
Nota IMDb: 7,5/10
Onde assistir: Prime Video
‘Onde Mora o Coração’
‘Onde Mora o Coração’
Reprodução/IMDb
A jovem Novalee, interpretada por Natalie Portman, é abandonada pelo namorado no estacionamento de um mercado após descobrir que ela está grávida. Sem ter para onde ir, ela passa a morar secretamente no estabelecimento, em Oklahoma, nos Estados Unidos, até o dia do parto. No entanto, a chegada repentina da bebê no meio da loja a tornam celebridades instantâneas na região. Novalee, então, faz amigos e ganha o apoio de um casal que a ajuda a criar a filha, mas não sem obstáculos.
Nota IMDb: 6,7/10
Onde assistir: Max
‘This is Us’
‘This Is Us’
Divulgação
A série que se tornou um fenômeno mundial aborda a convivência de uma mãe e os três filhos gêmeos, que cresceram lidando com o luto pela morte do pai em um incêndio. Em seis temporadas, o público acompanha como os irmãos Kate, Kevin e Randall são afetados pela ausência da figura paterna enquanto enfrentam conflitos ou reconstroem laços — por diferentes motivos — com sua mãe, Rebecca. A potente personagem de Mandy Moore é o pilar da família, mas é um pilar que apresenta constantes rachaduras no decorrer dos episódios.
Nota IMDb: 8,7/10
Onde assistir: Globoplay
‘Pieces of a Woman’
‘Pieces of a Woman’
Reprodução/IMDb
[Alerta de gatilho!] Martha e Sean se preparam para ser pais pela primeira vez e planejam minuciosamente os procedimentos para o dia do parto domiciliar, que tem um final trágico: a morte do bebê. O longa, baseado na experiência vivida pela roteirista, mostra os desdobramentos do luto da mãe, as alterações no seu corpo, o vazamento de leite do seu peito e como ela lida ou evita as reações de pessoas próximas. O filme mostra como a dor da perda de uma mesma pessoa é sentida de maneiras diferentes: enquanto o pai vive o luto e tenta seguir a vida, ela sente que fazendo isso irá trair a memória da filha.
Nota IMDb: 7/10
Onde assistir: Netflix
‘Perfeita é a Mãe’
‘Perfeita é a Mãe’
Reprodução/IMDb
Cuidar dos filhos, trabalhar, cuidar da casa, cuidar de si mesmas, se exercitar, não se atrasar, estarem sempre arrumadas… A lista interminável de tarefas de uma mãe é cheia de “tenho que”, mas a personagem de Mila Kunis decide colocar um basta nessa rotina. Cansada da vida perfeita que proporciona à família às custas de sua exaustão, ela se junta a outras mulheres insatisfeitas para mostrar que é possível ser uma ótima mãe sem abdicar de sua liberdade e diversão.
Nota IMDb: 6,9/10
Onde assistir: Max
Veja também!

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours