Favelas reais inspiraram as comunidades fictícias de O Jogo Que Mudou a História; entenda

4 min read
Série Original Globoplay retrata o surgimento das facções criminosas no Rio de Janeiro Superprodução Original Globoplay, a série O Jogo Que Mudou a História promete contagiar o público com uma história eletrizante e inspirada em fatos reais. Com um elenco numeroso, que se distribui por diferentes cenários, a trama conta como surgiram as facções criminosas que até hoje impõem seu poder, não só no Rio de Janeiro como em todo o Brasil.
A história da série começa nos anos 70, quando uma rebelião no Presídio de Ilha Grande dá origem à Falange Vermelha, que no futuro seria rebatizada de Comando Vermelho. A partir de então, as comunidades também se tornam cenários, mostrando como a organização criminosa foi ganhando espaço nas favelas cariocas.
Como a arte imita a vida, apesar de terem sido batizadas com novos nomes, as comunidades que aparecem em O Jogo Que Mudou a História foram inspiradas em localidades reais. Padre Nosso, Parada Geral e Morro da Promessa têm elementos e organização baseadas, respectivamente, em Vigário Geral, Parada de Lucas e Morro do Juramento, que estão na Zona Norte da capital carioca.

Favelas reais inspiraram as comunidades fictícias de O Jogo Que Mudou a História
gshow
Conheça melhor as comunidades presentes na série:
Vigário Geral ➡ Padre Nosso
A comunidade de Vigário Geral serviu de inspiração para Padre Nosso. Na trama, o local tem uma rotina comum, em que os moradores participam ativamente da vida social. Quando problemas surgem, como a falta de água, todos se unem e cobram soluções da associação de moradores. A forte liderança comunitária, que preza pelo respeito e pela ação coletiva, tenta frear a constante pressão do tráfico – recusando ajuda do dinheiro oriundo de criminosos.
Parada de Lucas ➡ Parada Geral
Parada de Lucas inspirou a criação de Parada Geral, a comunidade fictícia que fica próxima de Padre Nosso, em realidade quase oposta, sendo marcada pelo tráfico. A associação de moradores é presente, mas acaba sendo influenciada pelos criminosos em suas decisões. Os moradores convivem, normalmente, com traficantes armados e pedem a ajuda deles para conseguir remédios e outros itens básicos de sobrevivência.
Morro do Juramento ➡ Morro da Promessa
O Morro do Juramento serviu de inspiração para o fictício Morro da Promessa, comunidade vizinha a Padre Nosso e Parada Geral na série. A rotina da favela é muito semelhante à de Parada Geral, em que o crime tem domínio sobre as estruturas sociais. A vila fictícia também tem o assistencialismo dos traficantes pautando a organização social, auxiliando os moradores em necessidades básicas. Gilsinho (Jonathan Azevedo) é considerado um verdadeiro líder comunitário na região, que não tem uma associação local sólida.
As gravações
Campo de futebol na comunidade Parque Analândia, em São João de Meriti (RJ), serviu como cenário para cena de O Jogo que Mudou a História
Globo/César Diógenes
As gravações aconteceram em seis comunidades do Rio de Janeiro: Vigário Geral, Parada de Lucas, Dique, Parque Analândia, Rocinha e Complexo da Pedreira. As cenas da fictícia Padre Nosso foram gravadas em Vigário Geral; as de Parada Geral, foram rodadas em Parada de Lucas. Já as sequências do Morro da Promessa não foram feitas no Morro do Juramento, pelo fato de a favela estar muito modernizada para representar a época retratada na série.
A cena do jogo de futebol foi gravada no Parque Analândia, em São João de Meriti, e contou com nove câmeras para gravar cada detalhe.
A gente usou muita figuração, até mesmo das favelas. Muitos dos veículos de época usados nas gravações pertenciam aos moradores das favelas”
Mais Lidas

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours