Filme brasileiro ‘Motel Destino’ é ovacionado em Cannes e diretor comemora

3 min read
Trama, que se passa no Ceará e tem Fábio Assunção como vilão, foi aplaudido de pé durante 12 minutos após exibição no festival, que vai até sábado (25) Elenco de Motel Destino” no Festival de Cannes 2024
Reuters
Candidato brasileiro à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2024, “Motel Destino” foi ovacionado por cerca de 12 minutos em sua sessão oficial, levando às telas da cidade francesa imagens do Ceará, terra natal do diretor do filme, Karim Aïnouz.
“O que me interessa no cinema é a diversidade. E o Brasil é muito diverso, mas o meu estado ainda não estava no mapa. Foi muito bom filmar onde eu fui criado”, disse Karim Aïnouz ao gshow durante a coletiva de imprensa do longa-metragem. “É um filme mestiço de suspense com ‘thriller noir’ que vira melodrama, mas carrega uma celebração da vida de musical”, completou.
Diretor de ‘Motel Destino’ Karim Aïnouz
Reuters
Na trama, escrita por Karim, Wislan Esmeraldo e Maurício Zacharias, Heraldo (Igor Xavier) trabalha para uma organização criminosa e comete um vacilo, sendo ameaçado de morte. Ele decide se refugiar num motel de beira de estrada no Ceará e acaba se envolvendo com sua gerente, Dayana (Nataly Rocha), que vive numa relação tóxica abusiva com o dono do local, Elias, vivido por um devastador Fábio Assunção. Uma espécie de triângulo violento vai se desenhar entre eles.
“É um filme noir, um gênero que começa no pós-guerra com personagens fraturados que traduziam o clima do período. Nos quatro anos anteriores ao governo Lula, o que a gente viveu no Brasil foi um tempo de guerra. Por isso, um gênero que traz fraturas é essencial, mostrando figuras de moral duvidosa que se juntam”, disse Karim, comentando as tórridas cenas de erotismo de “Motel Destino”.
Fabio Assunção no Festival de Cannes
REUTERS/Yara Nardi
“O sexo é uma forma de se emancipar e encontrar uma forma de retratar temas urgentes como o feminicídio e o desamparo da juventude”, contou. Para divulgar o longa, o elenco chegou ao tapete vermelho dançando a música “Coração”, dos Aviões do Forró. A banda é do Ceará, estado onde o longa foi filmado, mais especificamente na cidade de Beberibe, a 79 quilômetros de Fortaleza.
O filme de Karim Aïnouz concorre ao prêmio ao lado de outras 18 produções, incluindo “Megalopolis”, de Francis Coppola, e “Kinds of Kindness”, de Yórgos Lánthimos. O Festival de Cannes 2024 segue até o dia 25.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours