Fofas, sábias, modernas e malvadas: relembre as muitas avós das novelas

3 min read
A exemplo de Frida, de Família É Tudo, confira outras vovós que roubaram a cena na teledramaturgia Em Família é Tudo, Frida (Arlete Salles) é a vovó de cinco netos
Globo/Manoella Mello
Diz o ditado que as avós são mães com açúcar. Assim como na vida real, na ficção essa máxima não é regra. Muitas, sim, são doces e carinhosas, mas outras são o catiço.
Intérprete de algumas avós nas novelas, Arlete Salles pode ser vista atualmente como Frida, a matriarca que faz de tudo pelos netos e tem como objetivo juntá-los em Família É Tudo. Anos atrás, no seriado Toma Lá, Dá Cá, deu vida a Copélia, a vovó irreverente e bem fogosa de Adonis (Daniel Torres), que a chamava de parenta.
Relembre a divertida relação de Copélia e Adonis em ‘Toma Lá, Dá
E que outros tipos de avós figuram na teledramaturgia? É o que vamos relembrar.
📌Dona Benta, a vovó clássica
Dona Benta do ‘Sítio do Picapau Amarelo’: Nicette-Bruno (2001-2004); Suely Franco (2005-2006) e Bete Mendes (2007)
Memória Globo
Dona Benta, do seriado Sítio do Picapau Amarelo, exibido entre 1977 e 1986, e, posteriormente, entre 2001 e 2007, é o modelo de vovó dos sonhos, que nos faz invejar Pedrinho e Narizinho. Calma, carinhosa, amorosa, atenciosa, contadora de histórias, ela só tem predicados. Interpretada pelas atrizes Zilka Salaberry, Nicette Bruno, Suely Franco e Bete Mendes, a personagem é um clássico de Monteiro Lobato.
📌Inês, a vovó malvadona
Manoelita Lustosa viveu Inês em Mulheres Apaixonadas
TV Globo
Já na novela Mulheres Apaixonadas, Inês (Manoelita Lustosa) passava longe do estereótipo Dona Benta. Amarga e interesseira, não tinha nenhum sentimento pela neta Salete (Bruna Marquezine), a quem tratava com indiferença e, às vezes, repulsa.
Inês reclama do desperdício de Salete
📌Helena, a vovó antietarista
Helena (Vera Fischer), a protagonista de Laços de Família
Divulgação / TV Globo
Existem também as vovós que não estão nem aí para o etarismo e vivem a vida livremente. Helena, personagem de Vera Fischer em Laços de Família, é um exemplo. A protagonista era avó da pequena Nina (Júlia Maggessi), por quem tinha muito carinho.
📌Bebel, a vovó-mãe
Bebel (Lilia Cabral) e Bernardo (Theo Mota) de Fuzuê
Globo
Recentemente em Fuzuê, um dos pontos altos da novela era a relação de Bebel (Lilia Cabral) com o neto Bernardo (Theo Matos). O vínculo dos dois era tão forte que a avó dedicada pediu a guarda do menino e os dois terminaram juntinhos.
Bebel toma uma decisão sobre a vida de Bernardo
📌Dona Picucha, a vovó descolada
Dona Picucha (Fernanda Montenegro), do seriado Doce de Mãe
Estvam Avellar/TV Globo
Dona Picucha (Fernanda Montenegro) era uma senhorinha divertida e descolada que encarava muito bem a terceira idade, em Doce de Mãe, série ganhadora do Emmy. Aproveitava boas aventuras e até marcava encontros pela internet, sem se descuidar dos cinco netos.
📌Iná, a vovó sábia
Ana (Fernanda Vasconcelos) e Manuela (Marjorie Estiano) com a vovó Iná (Nicette Bruno), em A Vida da Gente
Divulgação/TV Globo
E como não se lembrar de Iná, uma das vovós mais acolhedoras da teledramaturgia, vivida por Nicette Bruno em A Vida da Gente? Presente de corpo e alma, ela era o esteio das netas Ana (Fernanda Vasconcellos) e Manu (Marjorie Estiano) e sempre tinha um conselho sábio.
Mais do gshow
Mais Lidas

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours