Fogo Sobre Terra: Dina Sfat é disputada por Juca de Oliveira e Jardel Filho

3 min read
Novela de 1974 chega ao Globoplay nesta segunda, 27, com seis capítulos disponibilizados Fogo Sobre Terra (1974): Abertura
Mais um título que fez sucesso na década de 1970 chega ao Projeto Fragmentos, do Globoplay: Fogo Sobre Terra. A trama de Janete Clair, exibida entre 1974 e 1975, será lançada na plataforma nesta segunda, 27, com seis capítulos disponibilizados aos assinantes.
Fogo Sobre Terra: Dina Sfat é disputada por Jardel Filho e Juca de Oliveira
Acervo/TV Globo
Protagonizada por Juca de Oliveira, Jardel Filho e Dina Sfat e ambientada na década de 1950, Fogo Sobre Terra conta a história dos irmãos Pedro (Juca de Oliveira) e Diogo (Jardel Filho), separados na infância e que se reencontram na condição de rivais ao decidir o destino de uma cidade e disputar o amor da mesma mulher, Chica (Dina Sfat).
Fogo Sobre Terra: Pedro e Chica
O conflito romântico é permeado pela dualidade modernidade e tradição, característica que cada um dos irmãos carrega. Enquanto Digo é um engenheiro que anseia o progresso e chega à fictícia Divineia, no Mato Grosso, para chefiar a construção de uma represa no local ocupado pela cidade; Pedro, criado na localidade, tornou-se o boiadeiro e dono da maioria das terras de sua região, vigiando com austeridade os forasteiros que atravessam o seu território.
📽️Essa e outras novelas do projeto Fragmentos podem ser vistas por aqui
Regina Duarte como Bárbara, de Fogo Sobre Terra
Acervo/TV Globo
No meio deles está Chica, namorada de infância de Pedro, por quem Diogo se apaixona. Oportunista, Chica sempre quis sair da cidade e ser rica, e vê no engenheiro a possibilidade de se dar bem. Outra mulher também mexe com a cabeça dos irmãos: Bárbara (Regina Duarte), que vira alvo da paixão de Pedro e por quem ele rompe com seus ideais.
Completam o elenco Sonia Braga, Marcos Paulo, Fúlvio Stefanini, Françoise Forton, Maria Zilda Bethlen, Roberto Bomfim, entre outros.
Curiosidades
Fogo Sobre Terra: Diogo apresenta o projeto de construção da represa
Segundo o site Memória Globo, a cidade cenográfica de Fogo Sobre Terra foi construída no interior do Rio de Janeiro, em Barra de Maricá, que, na época, era apenas uma vila de pescadores com pouco mais de 30 casas. A cidade cenográfica acabou se tornando uma atração turística e, ao fim da novela, a região onde foram realizadas as gravações adotou o nome da cidade fictícia e passou a se chamar Divinéia.
A Censura Federal, que já havia proibido a sinopse da novela um ano antes, teve influência decisiva na trajetória da obra depois que esta foi ao ar. Em entrevistas, a autora Janete Clair reclamou que teve problemas do início ao fim, se desfazendo de capítulos prontos.
Ainda de acordo com o Memória Globo, o nome da novela foi decidido de uma forma mística O diretor Daniel Filho e o executivo Boni, à época superintendente de Produção e Programação da TV Globo, combinaram de jogar o I-Ching, uma espécie de livro da sabedoria chinesa, e batizar a novela com os elementos que aparecessem nos hexagramas. O resultado mostrou os elementos “fogo” e “terra”.
Dina Sfat atuou grávida de sua terceira filha, Clara. Já Regina Duarte havia dado à luz Gabriela há apenas 45 dias quando começou a gravar.
Acesse o site Memória Globo e saiba mais sobre Fogo Sobre Terra
Mais do gshow
Mais Lidas

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours