Ilva Niño morre aos 89 anos

2 min read
Artista faleceu nesta quarta, 12, em decorrência de uma cirurgia cardíaca; relembre a carreira da atriz, que ficou popular como a Mina, de Roque Santeiro Ilva Niño morre aos 89 anos
TV Globo
A atriz Ilva Niño morreu nesta quarta, 12, aos 89 anos, em decorrência de uma cirurgia cardíaca. A artista estava internada desde o dia 13/5, no Rio.
Pernambucana, nascida em Floresta, Ilva começou no teatro, onde trilhou uma carreira premiada, e chegou à TV na década de 1970. Na teledramaturgia, interpretou dezenas de mulheres nordestinas, de personalidade forte. E uma delas a alçou à popularidade: Mina, de Roque Santeiro (1985).
Roque Santeiro: O visual de Porcina
Os gritos de Porcina (Regina Duarte) chamando pela empregada ganharam eco em todo o Brasil: “Miiiiiiiinaaaaaa!”
Em entrevista ao Video Show, Ilva, que visitou as locações da novela, contou que o bordão surgiu por acaso e que foi chamada de Mina por um grupo de brasileiros na Itália.
Tony Tornado e Ilva Niño visitam a casa da Viúva Porcina
Carreira extensa
Ilva integrou o elenco de Bandeira 2 (1971), Gabriela (1975), Pecado Capital (1975), Água Viva (1980), O Outro (1987), Tropicaliente (1994), O Rei do Gado (1996), Porto dos Milagres (2001), Malhação: Pro Dia Nascer Feliz (2016), entre outras tramas de sucesso.
Ilva Niño como Maria Epifânia, de Cheias de Charme
TV Globo
Atualmente, ele pode ser vista na reprise de Cheias de Charme, na pele de Epifânia, a “personal parteira” de Chayene (Cláudia Abreu), além de ter feito uma participação especial em Alma Gêmea.
A última participação de Ilva Niño na TV foi em 2020, na série “Rua do Sobe e Desce, Número que Desaparece”, exibida pelo Canal Brasil.
Mais do gshow
Mais Lidas

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours