Joia Rara: relembre o último capítulo da novela, exibida há 10 anos

4 min read
Trama protagonizada por Bruno Gagliasso, Bianca Bin e Mel Maia ganhou o Emmy Internacional, maior prêmio da TV Joia Rara (2013): Abertura
Há 10 anos, em 4/4/2014, ia ao ar o último capítulo de Joia Rara, obra que venceu o Emmy Internacional, em 2014, na categoria melhor novela. De extrema sensibilidade, o folhetim, de 173 capítulos, tem lugar reservado na memória afetiva do público noveleiro.
Joia Rara: relembre o último capítulo da novela, exibida há 10 anos
TV Globo / Renato Rocha Miranda
Assista à novela Joia Rara no Globoplay
A trama, marcada pela temática humanista, tem o amor como centro de tudo. O amor de um homem por uma mulher, de uma mãe pela filha, de um avô pela neta e de uma criança pelo mundo inteiro.
Pérola (Mel Maia), filha de Franz (Bruno Gagliasso) e Amélia (Bianca Bin), é a reencarnação de Ananda (Nelson Xavier), um líder espiritual budista. Joia rara, Pérola tem a missão de ensinar as pessoas a amar incondicionalmente. Mas, como tudo na vida, obstáculos aparecem. Eles precisam driblar as adversidades trazidas pela vingativa Sílvia Zampari (Nathalia Dill), que deseja destruir os Hauser, e Manfred Ducke (Carmo Dalla Vecchia), que acredita ser o filho bastardo do patriarca Ernest (José de Abreu), pai de Franz e opositor à relação do primogênito com a operária, e de Mundo (Domingos Montagner), irmão de Amélia, e também contra a união do casal.
Além do enredo, a novela ganhou destaque pelos detalhes. Confira!
Monja
Gloria Menezes interpreta uma monja budista em Joia Rara
TV Globo
Gloria Menezes viveu Pérola no último capítulo da novela. A personagem monja tem sua biografia contada em um livro chamado Joia Rara, e prega a paz no mundo, num discurso emocionante.
“Muitos seres estão sofrendo neste planeta por falta de paz. Ninguém fica em paz, nem quem sofre, nem quem causa a dor. A paz só existe no amor ao outro. E quem é o outro que devemos amar? Esses outros, meus amigos, somos nós mesmos. Nesta sala, cidade, país, planeta, galáxia, universo. Acreditem, tudo está interligado, somos todos uma teia, um corpo, num enorme tecido de vida.”
“A ciência está chegando à conclusão de que as barreiras físicas que nos separam não existem, estamos todos juntos, somos todos uma coisa só. Devemos acreditar que nosso pensamento negativo faz mal para o nosso vizinho. E que nosso sorriso aqui vai alegrar alguém do outro lado do mundo. A paz é uma decisão de cada um de nós, porque cada um tem dentro de si o amor, que é a verdadeira joia rara da vida.”
Previsão
A novela já nasceu com estrela, após um sonho da autora Thelma Guedes, que a escreveu ao lado de Duca Rachid. Segundo o site Memória Globo, Thelma sonhou que “um lama morria e uma menina nascia no Brasil”. Assim surgiu a ideia do folhetim.
Superprodução
A equipe da novela passou 20 dias no Nepal gravando cenas do núcleo budista, que foram ao ar ao longo da trama. As locações escolhidas foram as cidades de Katmandu, Patan e Bhaktapur. Para a gravação de uma das cenas no Nepal foram necessários 15 mil monges entoando mantras.
Espiritualidade
Nelson Xavier como um líder budista em Joia Rara, e, no cinema, como o líder espírita Chico Xavier
Divulgação
Ananda Rinpoche foi o segundo líder espiritual vivido pelo saudoso Nelson Xavier. Em 2010, ele deu vida ao líder espírita Chico Xavier e revelou que a espiritualidade mexeu com ele. De cético, passou a ser um homem de muita fé.
Joia Rara: Franz se despede dos monges
Cidades cenográficas
Os anos 1930 e 1940 foram recriados nos Estúdios Globo. Foram duas cidades cenográficas que, juntas, somavam 8 mil metros quadrados, além de cerca de 60 cenários.
Mais do gshow
Mais Lidas

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours