Maiara já fez ninfoplastia: o que é a cirurgia, como é feita e quais os riscos

6 min read
Cantora revelou que passou pelo procedimento e o cirurgião plástico Carlos Gaspar explica sobre a cirurgia Maiara já fez ninfoplastia
Rogerio Pallatta/SBT e Carol Yepes/Getty Images
Maiara revelou recentemente que já fez uma cirurgia íntima, a ninfoplastia, após perder peso. A cantora tem usado a rede social para falar detalhes do seu processo de emagrecimento e listou os procedimentos que passou ao longo dos anos – bariátrica, balão gástrico e lipoaspiração.
No programa “Sabadou”, de Vírginia no SBT, Maiara contou que decidiu fazer a cirurgia íntima por excesso de pele.
“Nunca contei isso, mas vou abrir aqui, em rede nacional, no seu programa. Fiz o processo de ninfoplastia, que é uma cirurgia íntima. Fiz pelo excesso de pele, tinha perdido muito peso. No final das contas, vi que fisiologicamente foi a melhor coisa que fiz na vida. Me descobri uma nova mulher”, relatou.
maiara fala sobre cirurgia íntima
Gabi de Morais
Mas você já ouviu falar em cirurgia íntima? Há alguns anos, a ninfoplastia — que é o nome dado à cirurgia que altera a parte estética (ou corrige problemas funcionais) da região íntima da mulher — vem crescendo em número de buscas pelas mulheres.
Mas você sabe exatamente o que é a Ninfoplastia? Como é feita a cirurgia, quais os riscos e como é o pós-operatório?
Para tirar essas e outras dúvidas, conversamos com o cirurgião plástico Carlos Gaspar, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e professor colaborador da Faculdade de Medicina de Jundiaí.
“Em primeiro lugar, é muito importante o entendimento de que a região íntima da mulher deixou de ser algo secundário, do qual não se falava sobre. A mulher não expunha suas partes íntimas e os problemas em relação a infecções ou incontinência urinária não eram dignos de se conversar sobre e se resolver. Se os problemas funcionais eram deixados de lado, que dirá as questões estéticas”, contextualiza o médico.
Mas, afinal, o que é a Ninfoplastia?
“Do ponto de vista estético, hoje, a Ninfoplastia é entendida como o procedimento que pode alterar a parte estética da região íntima da mulher.”
“Existem os grandes lábios, os pequenos lábios, o intróito vaginal, o capuz do clitóris e o próprio clitóris. A Ninfoplastia abrange todas essas áreas do orgão íntimo feminino.”
Quais as queixas mais comuns?
“Os lábios menores são os mais acometidos do ponto de vista estético. 90% das mulheres que procuram o cirurgião plástico ou o ginecologista para uma cirurgia íntima têm a queixa de que os lábios menores estão hipertrofiados e estão incomodando.”
“Anatomicamente, eles são chamados de lábios menores, mas crescem muito em algumas mulheres, principalmente no pós-gestacional. É muito comum a mulher passar pelo processo gravídico, ter a sua gestação e, depois disso, ter uma deformação nos lábios vaginais. A maior queixa das pacientes está relacionada a esse excesso de pele.”
Cirurgia por estética ou por saúde?
“Existe uma porcentagem de mulheres que começa a realmente ter problemas com esse excesso de pele na vagina. Esses lábios muito crescidos e grandes podem incomodar as pacientes na academia, na aula de spinning e em determinadas situações, além do constrangimento com seus parceiros ou parceiras no ato sexual.”
“Quando esse excesso de pele nos lábios menores impacta a parte orgânica da mulher, a indicação é fazer essa cirurgia por questões de saúde. Agora, quando não há acometimentos orgânicos, nenhum problema evidente e a paciente se queixa puramente pelo constrangimento, nesse caso, é um procedimento cem por cento estético.”
Além da cirurgia, existem outros caminhos?
“Muitas mulheres têm queixas estéticas na região íntima que não são compatíveis, por exemplo, com um procedimento tão agressivo quanto uma cirurgia, que vai envolver anestesia, corte e pontos.”
“Pode-se fazer uma harmonização íntima com ácido hialurônico, por exemplo. O mesmo preenchedor que se usa no rosto, para dar volume no lábio ou na maçã do rosto, pode ser usado para fazer preenchimento na região dos lábios vaginais.”
“Outro caminho são os lasers, que também podem beneficiar a região íntima. Muitas das queixas de flacidez não vão ser resolvidas com cirurgia e podem ser até melhor resolvidas com tratamentos com laser.”
Como é feita a Ninfoplastia?
“De acordo com a necessidade da paciente, programamos a cirurgia para a área específica, seja os lábios maiores, os menores, a parte do clitóris ou do intróito vaginal. O procedimento pode tanto ser feito em clínicas com anestesia local quanto em hospital, sob efeito de sedação e anestesia geral.”
“Essa é uma cirurgia considerada de baixa a média complexidade, que não envolve grandes sangramentos e muitos problemas técnicos, desde que realizada, claro, com um cirurgião plástico ou ginecologista especializados.”
Pós-operatório
“É no pós-operatório que a gente vê a maioria dos problemas. No geral, o pós-operatório envolve dois meses, sendo que o primeiro mês é de repouso absoluto, em que a paciente não pode fazer esforço físico, fica completamente abstinente de relações sexuais e não pode usar motocicletas ou bicicletas. Também é preciso usar algumas pomadas e óleos cicatrizantes nos locais de cirurgia, além de gazes absorventes para não sujar as suas roupas com essas pomadas.”
“Quando a paciente entra no segundo mês, a gente começa a liberar a prática de atividades físicas de academia, ginástica aquática, banhos de piscina, etc. Só depois de 45 a 60 dias de cirurgia é que é liberado o retorno das relações íntimas e sexuais.”
Principais riscos
“O ato cirúrgico em si tem pouquíssimos riscos. A maioria dos riscos são no período de pós-operatório. Essa é uma cirurgia que demanda algumas restrições, que muitas vezes não são observadas. É muito comum, no pós-operatório, as pacientes abrirem os pontos, chegarem com alguns sangramentos… Diria que esses são os principais riscos, ambos relacionados ao não repouso das pacientes.”
Viu essas também? 👀👇
Perfume íntimo faz mal? Saiba sobre os cuidados e perigos
Piercing microdermal: o que é? Onde pode ser usado? Dói para ser aplicado? Entenda!

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours