Manoel Carlos muito além das Helenas

5 min read
Relembre personagens emblemáticos do autor, que completa 91 anos nesta quinta, 14. Globoplay lança Tributo – Manoel Carlos com depoimentos de atores sobre as obras de Maneco Manoel Carlos completa 91 anos nesta quinta, 14/3
Estevam Avellar/TV Globo
Autor conhecido por nomear suas protagonistas com o nome de Helena, Manoel Carlos vai muito além das heroínas, ou seriam anti-heroínas!?, da teledramaturgia. Sua obras são recheadas de personagens humanizados, que traduzem com maestria, e sem maniqueísmo, os conflitos existenciais.
Seja em crônicas urbanas ou novelas de época, Maneco é um autor que escreve como poucos sobre o universo feminino e dá luz a personagens multifacetados, que vamos relembrar, numa homenagem ao autor que completa 91 anos nesta quinta, 14.
“Eu gosto de escrever sobre o dia a dia, descrever pequenas e grandes emoções, e me preocupo que as minhas novelas sejam verossímeis”, contou Manoel Carlos, em entrevista ao Tributo – Manoel Carlos, que o Globoplay disponibiliza aos assinantes.
Assista ao Tributo – Manoel Carlos no Globoplay
Marina e Juliana – A Sucessora
Susana Vieria em A Sucessora
Divulgação/Viva
Marina (Susana Vieira) e Juliana (Nathalia Timberg) são nomes fortes da dramaturgia de Maneco. Personagens de A Sucessora (1978), a inocente protagonista sofreu nas mãos da sombria vilã, numa rede de muitas intrigas.
Túnel do Tempo – Reveja o final da vilã Juliana (A Sucessora)
Malu – Malu Mulher
A série Malu Mulher estreou na TV Globo em 1979
Acervo/TV Globo
Malu, personagem título do seriado Malu Mulher, teve algumas de suas histórias contadas por Manoel Carlos. A série, protagonizada por Regina Duarte e exibida entre 1979 e 1980, discutia as relações entre homem e mulher; as dificuldades da vida conjugal e da vida profissional; a educação dos filhos; e o conflito de gerações, questões até então inéditas na televisão brasileira.
Quinzinho e João Victor – Baila Comigo
Tony Ramos viveu os gêmeos Quinzinho e João Victor em Baila Comigo
Globo
Baila Comigo (1981) deu início à saga das Helenas. E os gêmeos Quinzinho e João Victor, interpretados por Tony Ramos, viveram grandes momentos na trama. Separados no nascimento e com personalidades distintas, ganharam destaque e conquistaram o coração do público.
O encontro de Quinzinho e João Victor
Zuleika – História de Amor
Eva Wilma como Zuleika de História de Amor
Acervo/TV Globo
Zuleika, papel de Eva Wilma em História de Amor (1995), foi, pouco a pouco, ganhando destaque na trama. Mãe da vilã Paula (Carolina Ferraz), a personagem decidiu rejuvenescer após o casamento da filha, brigando contra o etarismo, que à época, não era falado. Seu comportamento percorreu uma extensa gama de emoções, do cômico ao dramático, aproximando-a do público.
Branca – Por Amor
Em Por Amor, Susana Vieira deu vida à vilã Branca Letícia de Barros Motta
Acervo TV Globo
Branca Letícia (Susana Vieira) de Por Amor (1997) é uma das vilãs “manequianas” que mais amamos odiar. Responsável por momentos célebres da trama, com suas falas cirúrgicas, a loira merece todo o destaque na nossa galeria.
Por Amor: Branca por Branca
Iris – Laços de Família
Iris, personagem de Deborah Secco em Laços de Família
TV Globo
Em Laços de Família (2000), a nossa escolhida foi Iris (Deborah Secco). Irmã da protagonista Helena (Vera Fischer), a adolescente tinha um comportamento dúbio, valendo-se de uma pseudoinocência para conseguir seus objetivos. Inesquecíveis os embates de Iris e Camila (Carolina Dieckmann).
Íris provoca Camila durante todo o jantar
Dóris – Mulheres Apaixonadas
Regiane Alves como Dóris em Mulheres Apaixonadas
TV Globo
De Mulheres Apaixonadas (2003), a representante é Dóris (Regiane Alves). O temperamento egoísta, os maus-tratos aos avós, e a total falta de empatia da garota a tornaram a inimiga número 1 do público noveleiro. Não à toa, a cena da surra de cinto que recebeu do pai foi mais que celebrada pelos espectadores.
Carlão bate em Dóris e o homem rouba as joias dela
Marta – Páginas da Vida
Lilia Cabral como Marta em Páginas da Vida
Acervo/Globo
Marta. Esse é o nome de Páginas da Vida (2006). A vilã amarga, desgostosa da vida que levava, não hesitou em rejeitar e descartar a neta com síndrome de Down para evitar um fardo ainda mais pesado. A personagem, interpretada por Lilia Cabral, a cada capítulo mostrava por que agia de forma tão vil.
Páginas da Vida: Marta rejeita a neta com síndrome de Down
Luciana – Viver a Vida
Alinne Moraes como Luciana em Viver a Vida
TV Globo
Em Viver a Vida, de 2009, a personagem que ganhou destaque ao longo da trama foi Luciana (Alinne Moraes). A modelo, que sofreu um acidente e ficou tetraplégica, precisou lidar com as limitações impostas e os sonhos, que mudaram devido à condição física. Seus altos e baixos emocionaram o público.
Viver a Vida: Luciana fica tetraplégica
Mais do gshow
Mais Lidas

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours