MPF recebe denúncia contra o ex-BBB Matteus por ingresso em faculdade por cotas

3 min read
Segundo o órgão, a representação feita por um ativista social está em fase de análise. O vice-campeão do BBB 24 se autodeclarou como preto para cursar Engenharia Agrícola MPF recebe denúncia contra o ex-BBB Matteus por ingresso em faculdade por cotas
Ellen Soares/gshow
O Ministério Público Federal (MPF) recebeu a denúncia protocolada pelo ativista social Antonio Isuperio contra o ex-BBB Matteus Amaral Vargas. O vice-campeão do BBB 24 se autodeclarou como preto em 2014 para ingressar no curso de Engenharia Agrícola do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) pelo sistema de cotas raciais.
Segundo o MPF, o órgão está analisando as informações relatadas na denúncia. “Concluída essa etapa, o MPF definirá os próximos passos, o que pode significar a instauração de um inquérito, o arquivamento do caso ou outras medidas cabíveis”, informa o órgão em nota enviada ao gshow nesta quarta-feira (19).
O ingresso de Matteus na universidade pelo sistema de cotas raciais veio à tona após viralizar nas redes sociais um post que mostra o edital de aprovados no vestibular que ele concorreu.
Initial plugin text
Erro cometido por terceiro, diz ex-BBB
Na última semana, o vice-campeão do BBB 24 usou as redes sociais para dar sua versão sobre o fato. O gaúcho alegou que “a inscrição foi realizada por um terceiro, que cometeu um erro ao selecionar a modalidade de cota racial” sem o seu “consentimento ou conhecimento prévio”.
Segundo Matteus, ele entende a “importância fundamental das políticas de cotas no Brasil” e lamenta “profundamente qualquer impressão de que eu teria buscado beneficiar-me indevidamente dessa política”.
Nas postagens, o ex-BBB não explicou quando tomou conhecimento de que foi cotista na faculdade: se ele já sabia ou se soube somente agora com a notícia vindo à tona. O gshow tentou contato com Matteus, mas ainda não teve retorno.
Ex-BBB Matteus ingressou no curso de Engenharia Agrícola com cota racial
IFFar
Faculdade confirma ingresso por cotas
Em nota, o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) confirmou que Matteus Amaral ingressou na instituição em 2014 após se inscrever em vagas destinadas a candidatos pretos/pardos. Segundo a universidade, essa informação consta no Edital nº 046/2014, que é público e traz o resultado da seleção do curso de Engenharia Agrícola daquele ano.
Ainda de acordo com a o IFFar, “naquele período, de acordo com a Lei 12.711/2012, o único documento exigido para a inscrição de candidatos em vagas reservadas a pessoas negras (pretas, pardas) e indígenas era a autodeclaração. Assim como em outras instituições federais de ensino, não havia mecanismo de verificação ou comprovação da declaração do candidato”.
MPF recebe denúncia contra o ex-BBB Matteus por ingresso em faculdade por cotas
João Cotta/globo
Instituição vai investigar o caso
No comunicado, a instituição de ensino informa que, nos editais do vestibular, consta a informação de que “a constatação de qualquer tipo de fraude na realização do processo sujeita o candidato à perda da vaga e às penalidades da Lei, em qualquer época, mesmo após a matrícula”.
Segundo a IFFar, na época, “nenhuma denúncia sobre o ingresso de Matteus Amaral Vargas foi recebida”. Mas, após tomar conhecimento do caso pela mídia, “a instituição determinou a abertura de processo administrativo interno, com objetivo de identificar as situações que envolvem a participação dele no Certame”.
Mais Lidas

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours