Mundo em Chamas: entenda a trama da série britânica disponível no Globoplay

5 min read
Com Helen Hunt e Sean Bean no elenco, drama histórico sobre a Segunda Guerra Mundial apresenta a perspectiva das pessoas comuns para os primeiros anos do conflito ‘Mundo em Chamas’
Divulgação/BBC One
O período da Segunda Guerra Mundial já inspirou incontáveis produções para o cinema e TV, capturando a atenção do público ao retratar as batalhas, horrores e disputas políticas do evento histórico que definiu o século XX.
A série Mundo em Chamas se soma à longa tradição de produções audiovisuais que abordam o conflito global mais letal da história da humanidade com uma proposta muito particular. A trama enfatiza os dilemas vividos pelas pessoas comuns nos primeiros anos da guerra, conectando os dramas de diferentes indivíduos afetados pelos combates em países como França, Polônia, Alemanha e Estados Unidos.
> Assista Mundo em Chamas no Globoplay
Produzida pela BBC, emissora britânica com experiência na produção de dramas de época como Peaky Blinders e Sherlock, Mundo em Chamas conta com 13 episódios divididos em duas temporadas. A primeira temporada foi originalmente lançada em 2019 e seguida por uma nova leva de capítulos divulgada em 2023. A série estreou no catálogo do Globoplay nesta terça-feira, 26/3.
Entenda a trama
Jonah Hauer-King e Zofia Wichłacz em Mundo em Chamas
Divulgação/BBC
A série começa em 1939 e apresenta a escalada de tensão que precedeu a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista, evento que deu início à Segunda Guerra Mundial. O drama investe no ponto de vista de múltiplos personagens que sentiram suas vidas serem impactadas por aquele momento histórico, com um foco especial em Harry (Jonah Hauer-King), Kasia (Zofia Wichłacz) e Lois (Julia Brown).
Harry atua como tradutor na embaixada britânica em Varsóvia. Na capital da Polônia, o jovem conhece Kasia e se apaixona por ela, apesar de ter uma namorada, Lois, aguardando o seu retorno à cidade de Manchester, na Inglaterra.
Julia Brown em Mundo em Chamas
Reprodução/IMDb
Kasia costumava trabalhar como garçonete, mas se junta ao movimento de resistência polonesa para enfrentar a ocupação alemã. Enquanto isso, no Reino Unido, Lois, que tem um grande talento para a música, deixa sua vida de operária para se juntar a um grupo de artistas recrutado pelas forças armadas britânicas para prover entretenimento para suas tropas no campo de batalha.
Atores celebrados
Helen Hunt em ‘Mundo em Chamas’
Divulgação/BBC
A atriz Helen Hunt, vencedora do Oscar por Melhor É Impossível (1997), interpreta a jornalista americana Nancy Campbell na primeira temporada de Mundo em Chamas. Ela estava em Berlim quando a Polônia foi invadida pela Alemanha e sofre com a pressão dos censores nazistas para não reportar os fatos que presencia direto do Terceiro Reich.
Sean Bean em Mundo em Chamas (2019)
Divulgação/BBC
Sean Bean, famoso por seus papéis no filme O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel e na série Game of Thrones, é um dos destaques do elenco na primeira temporada. O ator interpreta um veterano da Primeira Guerra Mundial que se tornou um pacifista após vivenciar os horrores do campo de batalha. Douglas Bennett, personagem de Bean, é o pai de Lois e de Tom (Ewan Mitchell), um homem que já teve problemas com a lei que se junta fileiras da Marinha Real Britânica.
Representatividade em tempos de guerra
Parker Sawyers e Brian J Smith em cena de Mundo em Chamas
Reprodução/IMDb
A série conta com um arco LGBTQIAP+ ao apresentar o ponto de vista do cirurgião americano Webster O’Connor (Brian J Smith). O médico é sobrinho de Nancy e atua em Paris às vésperas da ocupação alemã em território francês. Webster enfrenta as convenções sociais de sua época para viver um relacionamento com o músico de jazz Albert Fallou (Parker Sawyers), mas logo a relação do casal será ainda mais testada pela presença repressiva dos nazistas.
Eventos históricos
Jonah Hauer-King na segunda temporada de Mundo em Chamas
Divulgação/BBC
Ao longo de suas duas temporadas, Mundo em Chamas cobre uma série de momentos que marcaram os primeiros anos da Segunda Guerra Mundial, sempre pela perspectiva das pessoas comuns.
Quem se interessa pelos eventos desse período histórico terá a chance de ver representado atos como a primeira grande batalha naval travada entre as marinhas inglesa e alemã conhecida como a Batalha do Rio da Prata; a famosa Operação Dínamo, a célebre retirada estratégica que já foi retratada no filme Dunkirk, de Christopher Nolan; e as operações e confrontos no deserto norte-africano, incluindo a Operação Compasso e o Cerco de Tobruque.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours