O Espigão: novela completa 50 anos e chega ao Globoplay

3 min read
Trama de Dias Gomes denunciou, com humor, a expansão imobiliária desenfreada O Espigão (1974): Abertura
Uma novela cinquentona chega ao Globoplay nesta segunda, 8: O Espigão. A obra de Dias Gomes, que acabou de completar 50 anos, denunciou, com humor, a expansão imobiliária desenfreada.
Protagonizada pelo saudoso Milton Moraes, O Espigão foi exibida no horário das 10 e, ao longo de seus 150 capítulos, apresentou uma narrativa inovadora. Não à toa, a própria abertura já trazia a sátira da modernidade.
Milton Moraes interpretou Lauro Fontana, o protagonista de O Espigão
Acervo/TV Globo
A trama
O Espigão: Lauro apresenta o projeto do Fontana Sky para Marcito
Lauro Fontana (Milton Moraes), um empresário megalômano e obcecado por tecnologia, quer construir o maior hotel do Brasil, o Fontana Sky, um moderníssimo edifício de 50 andares. Mas, para a construção, precisa convencer os irmãos Camará a vender sua mansão em Botafogo, no Rio de Janeiro, afetando o meio ambiente e todo o ecossistema local.
O prédio foi apelidado na novela de espigão, e o substantivo passou a fazer parte do vocabulário dos brasileiros, mantendo-se até hoje quando se quer definir um edifício muito alto.
Essa foi a primeira investida de Dias Gomes no tema ecologia, levantando uma discussão sobre o avanço acelerado e predatório da expansão imobiliária sobre o meio ambiente.
Temas sensíveis
Milton Moraes, Suely Franco e Mauro Mendonça em cena de O Espigão
Acervo/TV Globo
Em 1974, a medicina reprodutiva, apesar de incipiente, já gerava curiosidade. E Dias Gomes, aproveitando-se disso, levou ao ar o tema inseminação artificial, por meio da personagem Cordélia (Suely Franco), mulher de Lauro.
Tecnologia
O Espigão: Óculos com para-brisa
Segundo o site Memória Globo, para caracterizar a atmosfera de sofisticação tecnológica que cercava o protagonista, a produção de arte da novela importou um super-relógio digital de mesa, que exibia as horas em vários países; um aparelho que funcionava como rádio, abridor de cartas e apontador de lápis; uma escova de dentes elétrica, que, adaptada, virava um secador de cabelos; e dois pares de óculos peculiares, um para ser usado em saunas, com pequenos para-brisas nas lentes, e outro para ser usado no escuro, com dois mini-holofotes.
A cenografia também entrou na dança e construiu um elevador feito de acrílico e alumínio para as cenas em que Lauro Fontana chegava ao seu quarto. A cama em que ele dormia com a mulher trepidava.
Elenco
Susana Vieira como Tina, de O Espigão
Acervo/TV Globo
Betty Faria, Susana Vieira, Ary Fontoura, Mauro Mendonça, Carlos Eduardo Dolabella, Cláudio Marzo, Débora Duarte e outros nomes compunham o elenco.
O Espigão com Betty Faria, Ruy Resende e Milton Gonçalves
Acervo TV Globo
O Espigão foi a novela de estreia de Tonico Pereira, que viveu o bandido Bambolê.
Quer saber mais sobre O Espigão? Acesse o site da novela no Memória Globo.
Mais do gshow
Mais Lidas

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours