Os Gigantes: novela de 1979 chega ao Globoplay, dentro do projeto Fragmentos

3 min read
Trama de Lauro César Muniz traz triângulo amoroso entre Dina Sfat, Tarcísio Meira e Francisco Cuoco Dina Sfat é a protagonista de Os Gigantes, que chega ao projeto Fragmentos do Globoplay
Acervo/TV Globo
Uma história de amor atribulada, entremeada com a discussão sobre a prática da eutanásia. Esse é o mote central de Os Gigantes, novela das 8 exibida entre 1979 e 1980, de autoria de Lauro César Muniz, e que terá alguns capítulos disponibilizados no Globoplay, a partir desta segunda, 18, dentro do Projeto Fragmentos.
📽️Essa e outras novelas do projeto Fragmentos podem ser vistas por aqui
Os Gigantes (1979): Abertura
Na trama, a jornalista Paloma Gurgel (Dina Sfat) retorna ao Brasil, depois de viver um longo período no exterior trabalhando como correspondente internacional, para visitar o irmão gêmeo, Fred (João Batista Vieira), internado em coma no hospital, após uma cirurgia no cérebro. Angustiada com seu sofrimento, Paloma decide desligar os aparelhos que o mantém vivo, o que a coloca em pé de guerra com a cunhada Veridiana (Susana Vieira), que a acusa de ter praticado eutanásia.
Os Gigantes: Fred deixa pedido de eutanásia
Essa foi a primeira vez que a eutanásia foi abordada como tema de novela, levantando discussões sob o ponto de vista científico, ético e religioso. Ainda hoje a prática é considerada crime de homicídio no Brasil.
Além da questão familiar, Paloma se vê envolvida em um triângulo amoroso: ela reencontra o fazendeiro Fernando Lucas (Tarcísio Meira) e o médico Francisco Rubião (Francisco Cuoco), ambos amigos de infância da jornalista, que se declaram apaixonados por ela.
Os Gigantes: Chico reencontra Paloma
O amor conflituoso gera uma série de consequências na vida dos envolvidos.
Completam o elenco, Vera Fischer, Joana Fomm, Mário Lago, Lauro Corona, Lídia Brondi, Lúcia Alves, entre outros.
Recurso tecnológico
Segundo o site Memória Globo, uma câmera portátil, que permitia enquadramentos diferentes dos tradicionalmente usados em televisão, foi o segredo do diretor Régis Cardoso para explorar ao máximo as expressões dos atores. Apelidado pela equipe de produção de “Paloma”, o equipamento estava sempre nas mãos do diretor em busca do ângulo perfeito, deixando transparecer toda a angústia da protagonista e dos demais personagens.
Mais do gshow
Mais Lidas

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours