Renascer: Edvana Carvalho comenta cena que a fez chorar e revela curiosidade do brinco usado por Inácia

4 min read
A atriz destaca que o respeito à religião, a individualidade de cada um deve ser smepre levado em conta Inácia fala sobre os orixás a Padre Santo, que escuta maravilhado
Edvana Carvalho
Reprodução/Instagram e Globo/Fábio Rocha
Um dos destaques de Renascer, Edvana Carvalho vem roubando a cena ao dar vida à Inácia no folhetim do horário nobre. E, por falar em cena, ela não se esquece de uma que trouxe à tona o sincretismo religioso, ao explicar a Padre Santo (Chico Diaz) um pouco da sua religião: o candomblé.
“Quando pego essa cena para ler, gravar e depois assistir, eu choro. E quando encontro as pessoas nas ruas e elas vêm conversar comigo sobre essa cena, choro de novo. Antes, os fãs me pediam para tirar fotos. Agora, falam que se emocionam ao ver as cenas. Essa é primeira vez que o Brasil se vê na TV de forma diversa, e tudo feito de um jeito profundo e amoroso”, conta.
Inácia (Edvana Carvalho) vai até a cachoeira para se despedir de alguns de seus pertences ligados à religiosidade
Globo
Diversidade
Inácia (Edvana Carvalho) reza para Iemanjá proteger Rita (Mell Muzzillo) em Renascer
Globo
Com a vivência do candomblé desde pequena, desde a época da sua avó, Edvana conta que Salvador, sua cidade natal, tem uma forte herança africana. E hoje, poder ver as religiões de matrizes africanas serem retratadas numa novela, sem esteriótipos, é uma das maiores felicidades da vida.
“O candomblé está dentro de mim, vem da época das minhas avós, é uma herança de família que trago em mim. Existe uma evolução com a vivência de quem dirige e escreve a novela, e de quem monta o elenco. E uma novela como essa, gigantesca, em 2024, ter uma família preta indígina é maravilhoso. Esse é o papel no mundo do Brasil: o de celebrar a diversidade em todos os sentidos”, dispara.
Inácia reza para Iemanjá e pede proteção à filha
A atriz ressalta que o sincretismo religioso é a identidade do Brasil – e algo muito forte na Bahia, o seu estado de nascimento. E deixa claro que, justamente, por isso devemos aceitar todas as religões e traços culturais do país, em que nada deve ser rechaçado.
“Em Salvador tem a igreja do Rosário dos Pretos, que fica no Largo do Pelourinho, e tem uma afromissa – lá eles tocam atabaque. O padre é bem político porque toda a primeira fileira da igreja, isso em todas as manhãs, é formada por mães de santo. Isso é você celebrar toda a herança que nós temos: a portuguesa, africana e indígena. E não temos que rechaçar nada! É a nossa identidade. Podemos escolher uma, mas devemos respeitar todas.”
Sucesso em Renascer
Inácia e Pastor Lívio têm uma conversa profunda sobre Deus, fé e religião
Surpresa com o retorno positivo do público por conta do trabalho em Renascer, a atriz acredita que o diálogo e o respeito, seja pela religião e individualidade de cada um, fazem a diferença:
“A gente pode sentar e conversar, falar da vida, e se ajudar porque no mundo em que vivemos quem vai nos dar a mão é o colega ao lado, é o vizinho de porta… Não podemos brigar com o outro porque ele tem a fé diferente da nossa. Não podemos brigar com alguém e irmos parar em Marte, não? O que vale é só o amor.”
✅ Clique aqui e participe do canal do gshow no Whatsapp
Vote 👇
Quem é o rei ou rainha da sofrência em Renascer? Vote!
Initial plugin text
Inseparável do brinco
Inácia (Edvana Carvalho) e o brinco que pertenceu à Chica Xavier, que viveu a perosnagem na primeira versão de Renascer
Globo
Mas se tem um acessório que Edvana Carvalho faz questão de manter em cena é o brinco da personagem. Afinal, o mesmo foi usado por Chica Xavier, a primeira Inácia, em Renascer. Por isso, na hora de escolher as peças a serem usados na novela, ela pediu para ficar com o par de brincos que pertenceu à atriz veterana.
“Quando me apresentaram as joias da Inácia pedi para usar esse brinco em homangem à Chica Xavier. De onde ela estiver, sei que estará me dando força. O curioso é que descobri que ela usou esse brincou não só em Renascer, mas em todas as novelas que trabalhou”, finaliza.
📽️ Veja o gshow em Renascer
gshow em Renascer: José Venâncio morre
+ de Renascer
Mais Lidas

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours