Romulo Estrela relata emoção ao viver médico oncologista em filme: ‘Crise de choro involuntária’

5 min read
Ator interpreta irmão do personagem de Bruno Gagliasso no longa ‘Por um Fio’, inspirado no livro homônimo de Drauzio Varella Romulo Estrela, Bruno Gagliasso e o diretor de ‘Por um Fio’, David Schurmann
Divulgação/Laura Campanella
Romulo Estrela acaba de dar vida ao médico oncologista Doutor no filme “Por um Fio”, inspirado no livro homônimo de Drauzio Varella. A obra relata experiências vivenciadas ao longo de 30 anos de experiência clínica sobre pacientes diante da doença.
De um lado, a reação dos que se descobrem doentes. Do outro, a atitude dos parentes, que varia da dedicação incondicional, da solidariedade ao abandono.
Romulo Estrela e Bruno Gagliasso são irmãos médicos em ‘Por um Fio’
Reprodução Instagram
O personagem de Romulo é irmão de outro médico, Paulo, interpretado por Bruno Gagliasso. Doutor tem uma abordagem humana com seus pacientes e precisa enfrentar a doença de Paulo, diagnosticado com um câncer no pulmão.
O médico exigiu de Romulo mudanças de hábitos. Ele precisou se distanciar do sol e da academia durante as filmagens. Mas foi a troca sensível com a equipe que mais contribuiu para a composição do oncologista:
“Não busquei exatamente uma referência pessoal de perda. Fui acessando isso e outras coisas através do roteiro, das trocas com o diretor (David Schurmann) e com os parceiros de elenco. O Drauzio (Varella) escreve muito bem, tem uma escrita objetiva e o próprio livro foi uma grande base para mim”, disse ele.
Romulo Estrela e Bruno Gagliasso no filme
Reprodução Instagram
Não só a obra de Varella inspirou o ator, como também a própria personalidade do médico:
“Sempre tive a impressão de que o Drauzio Varella é um profissional extremamente humano e coerente, por isso seu destaque como médico. Eu não poderia fugir de tê-lo como referência para a criação do personagem. Fui identificando no Doutor muitas semelhanças comigo. Acredito que acabei me sentindo livre para criar a partir desse reconhecimento pessoal.”
A sintonia com Bruno Gagliasso é antiga. Parceiros de longas datas, já haviam trabalhado juntos e no filme criaram logo uma conexão no processo de interpretação. O maior desafio para Romulo Estrela foi lidar com a “doença do irmão”:
“E o enfrentamento de perdas significativas que certamente passaremos em nossas vidas em algum momento. O filme aborda características importantes do ser humano. Ver que somos diferentes e também reagimos diferentemente uns dos outros diante de situações adversas. Poder aceitar isso é uma libertação”.
Bruno Gagliasso, o diretor David Schurmann e Romulo Estrela
Reprodução Instagram
Após um determinado tempo de filmagem, Romulo desabou:
“Tive uma crise de choro involuntária. Nunca tinha passado por isso na minha carreira. Claro que tinha muita tensão na cena e eu também já vinha carregado de cenas anteriores a essa, mas achei curioso como tudo aconteceu. O filme vai ficar lindo e tenho certeza que vai tocar muita gente também.”
O diretor
David Schurmann
Reprodução Instagram
A direção de “Por um Fio” é de David Schurmann, que começou sua jornada cinematográfica aos 13 anos ao documentar a primeira volta ao mundo de uma família brasileira em um veleiro, a sua, a Família Schurmann.
Formado em cinema na Nova Zelândia e nos Estados Unidos, ele conviveu de perto com a dor da perda de um parente querido, tema abordado no longa. Sua irmã adotiva, Kat, era portadora do HIV, vírus que matou seus pais biológicos.
David Schurmann com a irmã adotiva, Kat
Arquivo pessoal
A neozelandesa faleceu aos 13 anos, com complicações de uma pneumonia e originou um filme dirigido por David, “Pequeno Segredo”, em 2016.
Lidar com assuntos como a luta pela vida o motivou a dirigir “Por um Fio”:
“Eu sempre vi, e ainda vejo, a história da Kat como uma história de vida, de amor incondicional, de viver a vida intensamente… Minha irmã era de uma alegria solar, de uma curiosidade inspiradora. Quando recebi o convite para dirigir o ‘Por Um Fio’, eu enxerguei essa história potente com o mesmo olhar. E foi sim uma motivação. Além disso, há um tempo, decidi que, como cineasta, eu abraçaria projetos que tenham algo para dizer. Quero continuar contando histórias que impactem, que falem sobre o ser humano, a vida, o respeito, a empatia e o nosso planeta. Acredito que a experiência no cinema pode ser transformadora e gosto de fazer filmes que provoquem e nos convidem para isso. Tenho certeza de que esse será o impacto de ‘Por Um Fio’.”
A Família Schurmann com David, no canto, à direita
Arquivo pessoal
Elenco
Além de Romulo Estrela e Bruno Gagliasso também estão no elenco Othon Bastos, Bella Campos, Zezé Motta, Paloma Bernardi, entre outros.
Mais Lidas

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours