SPFW N57: convidados famosos, robôs na passarela e desfiles ousados… Veja tudo o que rolou

6 min read
A edição, que aconteceu entre os dias 9 e 14 de abril, teve abertura com orquestra e encerramento em cabaré SPFW N57: convidados famosos, robôs na passarela e desfiles ousados… Veja tudo o que rolou
Fabiano Battaglin/gshow
A pluralidade da cidade de São Paulo ficou evidente durante o SPFW N57, que aconteceu entre os dias 9 e 14 de abril. A recente edição do maior evento de moda da América Latina começou com apresentação de orquestra sinfônica, para o desfile da Aluf, e terminou em um cabaré com o show da Amapô, mas entre um ponto e outro muita coisa aconteceu!
E, como relembrar é viver, aqui vão alguns dos acontecimentos que marcaram esta edição:
Famosos na passarela
Começando por eles, as celebridades que vestiram as verdadeiras obras de arte de cada grife! Logo no primeiro desfile, Débora Nascimento integrou o casting da Aluf exibindo um conjunto bege com detalhes dourado. Reynaldo Gianecchini, Bruno Fagundes, Astrid Fontenelle, Vitória Strada, Lorena Improta, Sarah Aline, Agatha Moreira e Rodrigo Simas também viveram um dia de modelo nesta temporada. No caso de Pedro Novais, no entanto, este pode ter sido o primeiro de muitos SPFWs, já que o músico e ator também pretende investir nesta terceira carreira.
Primeira fila estrelada
Mas teve famoso que preferiu prestigiar os shows da fila A, como foi o caso de Alessandra Negrini, Isabelle Drummond, Mariana Rios, Silvia Braz, Gkay, Juju Salimeni, Raissa Santana, Maria Ribeiro, Flavia Alessandra, Barbara Paz, Carol Marra, Regina Volpato e Cleo Pires.
A nata da fila A: Maria Ribeiro, Cleo, Alessandra Negrini, Gkay, Isabelle Drummond e Flávia Alessandra posam juntas na fila A do desfile de Lilly Sarti, no segundo dia de SPFW n57
Patrícia Devoraes/Brazil News
Pontualidade britânica?
Em um trecho do livro “Alice no País das Maravilhas”, a protagonista pergunta: “Quanto tempo dura o eterno?”, ao que a apressada lebre responde: “Às vezes apenas um segundo”. Fazendo um paralelo com o SPFW, alguns desfiles desta temporada demoraram um pouco mais do que um segundo para começarem. Apesar de a maioria dos shows terem iniciado no horário previsto, raras exceções deixaram os convidados esperando cerca de uma hora e meia… Mas, ao contrário do que acontece na obra, ao público foi oferecido um chá de cadeira.
Desfile de André Lima no SPFW N57
Fabiano Battaglin/gshow
Performances artísticas
Apresentações e curtas-metragens embalaram alguns desfiles da temporada como forma de contextualizar seus temas, levar o público para dentro do universo daquela inspiração, conscientizar sobre determinadas pautas ou apenas entreter os convidados, como fez a dupla sertaneja Augusto & Atílio no desfile de Walério Araújo.
Walério Araújo no SPFW N57
Fabiano Battaglin/gshow
Já no Teatro Oficina, AZ Marias contaram com a participação de uma performer que discursou sobre o preconceito contra religiões de matriz africana e as questões ambientais. De volta às salas dos shoppings, a Thear também trouxe sua preocupação com o aquecimento global à passarela. Renata Buzzo exibiu um poderoso e necessário fashion film sobre protagonismo feminino, enquanto Patrícia Viera se utilizou do recurso para explicar as referências de suas criações. Por fim, a Amapô lotou um cabaré e apresentou sua coleção de 20 anos da marca com muita dança!
SPFW N57: AZ Marias transforma Teatro Oficina em terreiro com performances e poesia
Fabiano Battaglin/gshow
SPFW N57: Patrícia Viera faz aplaudido desfile inspirado no Peru
Fabiano Battaglin/gshow
Desfile da Amapô no SPFW N57
Fabiano Battaglin/gshow
‘Isso é tão Black Mirror!’
No que depender de alguns designers, o futuro é agora. O tema é sempre uma pulga atrás da orelha nas semanas de moda, seja dentro ou fora do Brasil. Após uma modelo da Schiaparelli desfilar carregando um bebê-robô, foi a vez de Glória Coelho compartilhar desta visão de futuro em uma coleção que costura, exatamente, o passado, presente e futuro.
Desfile da Glória Coelho no SPFW N57
Fabiano Battaglin/gshow
Este também foi o tema da Forca Studio, que trouxe um cachorro-robô, além de ter colocado Vitória Strada para desfilar com um “drone de estimação”.
SPFW N57: Vitória Strada desfila com barriga de fora e drone preso à roupa
AgNews
Artesanato brasileiro
Além de fonte de renda para muitas comunidades brasileiras, o trabalho manual é uma das mais importantes tradições do país: e foi isso que levou nomes como Maurício Duarte, Marina Bitu, Patrícia Viera, o duo Pedro Batalha e Hisan Silva, da Dendezeiro, e a cearense Celina Hissa, da Catarina Mina, a exaltarem a arte nacional nas passarelas.
SPFW N57: Dendezeiro explora 30 personalidades distintas em desfile sobre diversidade
Fabiano Battaglin/gshow
Desfile de Catarina Mina no SPFW N57
Fabiano Battaglin/gshow
Ao gshow, Duarte ainda explicou que, a cada coleção, quer mostrar para o resto do Brasil que o artesanato é muito mais do que apenas “o souvenir que as pessoas compram” quando viajam ao norte ou nordeste e que existem inúmeras técnicas e formas de fazê-lo. Aliás, ele espera que, além de valorizar mais o produto nacional, os brasileiros respeitem a cultura e o que torna único o trabalho de cada comunidade: “A gente nunca vai conseguir alterar o passado dos nossos ancestrais se a gente não escrever um novo caminho”.
Backstage de Maurício Duarte no SPFW N57
Fabiano Battaglin/gshow
Alfaiataria em novos recortes
Que a alfaiataria tem aparecido de maneiro desconstruída já não é novidade, mas as etiquetas ousaram ainda mais nesta temporada. João Pimenta apostou em peças “dois em um”, como um colete que vira blazer, enquanto Glória partiu o paletó ao meio para transformá-lo em um conjunto de casaco e saia.
SPFW N57: João Pimenta apresenta desfile em três etapas no topo do Edifício Martinelli
Fabiano Battaglin/gshow
Já a Dendezeiro propôs um conceito mais lúdico, apresentando calças com estrutura que remetem a um paletó. André Lima também deu um tom mais dramático para seus blazers ao criar enormes mangas bufantes.
Desfile de Dendezeiro no SPFW N57
Fabiano Battaglin/gshow
Minimalismo x Maximalismo
Do básico ao extravagante, o SPFW N57 exibiu coleções para todos os públicos: aqueles com os pés no chão e que buscam apenas inspirações de looks para o dia a dia, até os que se deixam voar em desfiles que desligam todos da realidade por alguns minutos.
Desfile de Glória Coelho no SPFW N57
Fabiano Battaglin/gshow
Igor Dadona, Reptilia, João Pimenta, LED, Weider Silveiro, Igor Dadona e Gefferson Vila Nova apresentaram peças atemporais que podem, facilmente, serem encaixadas em um look casual.
Desfile de Igor Dadona no SPFW N57
Fabiano Battaglin/gshow
Já o toque lúdico fica por conta de Walério Araújo, Dendezeiro, Glória Coelho, Fauve, Lino Villaventura e Amapô.
Desfile da Fauve no SPFW N57
Fabiano Battaglin/gshow
Veja mais sobre o SPFW N57!

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours