Águas de Lindoia confirma primeira morte por febre amarela em 2024

2 min read
Segundo a Prefeitura, caso era investigado como dengue. Cidade não tem outras ocorrências identificadas até então. Aedes aegypti é o transmissor da chikungunya, dengue, Zika e febre amarela
Freepik
A Prefeitura de Águas de Lindóia (SP) confirmou a primeira morte por febre amarela em 2024. De acordo com a Prefeitura, o caso era investigado como suspeita de dengue, mas um laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz descartou a possibilidade.
A cidade não tem nenhum outro caso identificado até então. O g1 pediu um posicionamento à Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério da Saúde sobre medidas que podem ser adotadas após o caso.
O que é a febre amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infectados. Ela possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.
Em área rural ou de floresta, os macacos são os principais hospedeiros e a transmissão ocorre pela picada dos mosquitos transmissores infectados Haemagogus e Sabethes. Nas cidades, a doença pode ser transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti.
Os sintomas iniciais da febre amarela são:
febre
calafrios
dor de cabeça intensa
dores nas costas
dores no corpo em geral
náuseas e vômitos
fadiga e fraqueza
Em casos graves, a pessoa infectada por febre amarela pode desenvolver sintomas como:
febre alta
icterícia
hemorragia
eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem febre amarela grave podem morrer. Assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas, é fundamental buscar ajuda médica imediata.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours