Após aumento de dengue no AP, governo federal estuda antecipar o envio de vacinas 

3 min read
Imunizante chegaria ao Estado em 2025, mas em uma reunião em Brasília com a ministra da saúde, Nísia Trindade, um novo pedido foi feito. Vacina contra a dengue pode chegar no Amapá ainda esse ano
A ministra da saúde, Nísia Trindade, afirmou em reunião com o Governo do Amapá em Brasília, que vai estudar a possibilidade de antecipar o envio de vacinas contra a dengue para o Estado. 
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
A promessa era que os imunizantes chegassem em 2025, mas após três mortes confirmadas pela forma grave da doença e aumento no número de casos, um novo pedido foi feito. 
“Nós tivemos uma reunião na semana passada onde verificamos novamente a possibilidade do envio das doses para o Amapá e fomos super bem recebidos. A ministra afirmou que irá estudar essa possibilidade frente ao aumento de casos na região”, detalhou Silvana Vedovelli, secretária estadual de saúde. 
A aplicação das vacinas no Brasil começou em fevereiro deste ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A imunização tem como público-alvo as crianças e os adolescentes de 10 a 14 anos que moram em cidades que correspondem a 10% do total de municípios do país.
Segundo o Ministério da Saúde, a restrição na cobertura vacinal se deve à baixa capacidade na produção do imunizante pelo laboratório Takeda Pharma.
Vacina contra dengue chega a apenas 10% das cidades no país; veja distribuição no mapa
A ideia é priorizar o Amapá com as doses não adquiridas por esses 10% colocados no início da fila em um primeiro momento, afirmou a secretária Silvana Vedovelli. 
“Deve haver um desmembramento das doses. Os imunizantes desses Estados que não tiveram uma cobertura total podem ser redistribuídos para o Amapá”, disse Silvana. 
Dengue no Amapá
Kit contra dengue é distribuído em farmácia de hospital do Oiapoque
Gabriel Maciel/Sesa
Até a publicação desta reportagem, três mortes foram confirmadas no Estado, sendo duas delas no extremo norte, em Oiapoque. Entre as vítimas está um indígena pertencente à etnia Galibi-Marworno. 
Oiapoque é uma das áreas que mais preocupam as autoridades. Diferentes ações estão sendo concentradas no município. A terceira morte foi confirmada na capital do Estado.
Dos 527 casos de dengue registrados no Amapá, 321 foram em Oiapoque
Amapá ocupa o 6º lugar em ranking nacional de casos de dengue em 2024
Imunizante chegaria ao Amapá em 2025.
GETTY IMAGES via BBC
A orientação, até a chegada da vacina, continua a mesma: manter a limpeza nos quintais, evitar água parada e uso de repelente.  
Dengue no AP: medidas de prevenção são intensificadas após aumento de casos
Estudantes da rede pública participam de ação em combate à dengue no Amapá
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá

Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours