Combate à dengue: agentes de endemias realizam força-tarefa para identificar focos do Aedes Aegypti em Monte Alegre

2 min read
16 agentes de endemias atuam em 16 bairros do município e em 2 comunidades da região. Agentes de Endemias em Monte Alegre
Dominique Cavaleiro/g1
Não tem sido fácil, mas os agentes de endemias têm trabalhado intensamente no combate à dengue em Monte Alegre, no oeste do Pará. Nesta quarta (28) as ações foram intensificadas no bairro Planalto, um dos que estão no topo com maior índice de focos do Aedes aegypti no município.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
No total, 16 agentes de endemias estão na linha de frente em ações de prevenção e combate à dengue. Os agentes atuam em 16 bairros e duas comunidades do município.
Entre as ações realizadas pelos agentes estão:
Orientação à população quanto a importância de manter limpo quintais para evitar a proliferação do mosquito;
Visitas domiciliares;
Visitas em terrenos baldios;
De acordo com o levantamento rápido de infestação (Lira), os bairros com mais focos do Aedes aegypti em Monte Alegre são: Terra Amarela, serra oriental, serra Ocidental, Curaxi e Planalto.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Nely Pimentel, explica que razões relacionadas ao saneamento básico contribuem para que esses bairros fiquem no topo desse ranking.
“Antigamente era comum as famílias mandarem construir cisternas de concreto para armazenar água, já que nesses bairros era comum faltar água. Então com o tempo, as cisternas e caixas d’água passaram a ver um alvo para os mosquitos se proliferarem. Já nos demais bairros, as pessoas já tem o hábito de usar caixa d’água com tampa, mas ainda assim, ainda é possível identificar focos do mosquito em caixas d’água também”, explicou Nely.
Para que esses números caiam, os agentes de endemias atuam de forma intensiva orientando os moradores quanto à importância de manter caixas d’água e cisternas bem limpas e higienizadas.
Em 2024, 560 casos suspeitos de dengue já foram notificados em Monte Alegre. Desde quantitativo, 349 já foram confirmados. 14 casos foram notificados como ‘sinais de alerta’ (dengue hemorrágica). Uma pessoa morreu.
LEIA TAMBÉM:
Em Monte Alegre, Sesma implanta centro de atendimento exclusivo para pessoas com sintomas de dengue
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours