Maranhão registra primeira morte por dengue em 2024; outros 10 óbitos estão sob investigação

3 min read
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o paciente que veio a óbito pela doença era morador de São Luís. Em todo o Estado, há 1.643 casos prováveis de dengue e 573 casos confirmados. Aedes aegypti é reconhecido por sua coloração escura com listras brancas ao longo do corpo e pernas; ele é menor que outros mosquitos comuns e é diurno
GETTY IMAGES via BBC
O Maranhão registrou o primeiro caso de morte por dengue no ano de 2024. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o paciente que veio a óbito pela doença era morador de São Luís. Além dessa, outras 10 mortes estão em investigação, de acordo com o informe semanal do Programa Estadual de Controle das Arboviroses.
Compartilhe essa notícia no WhatsApp
Compartilhe essa notícia no Telegram
Os óbitos que estão sob investigação ocorreram nas cidades de Arari, Bela Vista do Maranhão, Brejo, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Pinheiro e São Luís. Em todo o Estado, há 1.643 casos prováveis de dengue e 573 casos confirmados. Dos 217 municípios, 61 municípios têm casos confirmados e 129 têm casos prováveis da doença.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
São Luís acumula 256 casos prováveis e 163 confirmados de dengue até a última semana. Os dados de dengue e outras arboviroses apresentados no informe referem-se ao período entre as Semanas Epidemiológicas (SE) 01 a 09 de 2024, com comparações com o mesmo período de 2023.
Sintomas
Os principais sintomas relacionados à dengue são febre alta de início repentino, dor atrás dos olhos, mal estar, prostração e dores no corpo. O vírus da dengue pode ser transmitido ao ser humano principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas.
Sintomas dengue
Arte/TV Globo
Cuidados
A melhor forma de prevenção contra a dengue é evitando a proliferação do mosquito. Para evitar isso, é necessário eliminar objetos que acumulem água e são potenciais criadouros, fazendo vistorias regulares em recipientes que armazenam o líquido, como caixas d’água. Além disso, o repelente é uma outra opção de evitar a doença.
LEIA TAMBÉM:
Dipirona e paracetamol contra dengue: quais cuidados tomar ao buscar remédios para sintomas da doença
Dengue: médico Drauzio Varella esclarece sintomas, cuidados e sinais de alerta da doença
Vacinação
A vacinação contra a dengue já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Luís, para crianças de 10 e 11 anos.
Clique aqui e acesse os locais de vacinação

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours