Região de Sorocaba recebe mais de 95 mil doses de vacina contra a dengue; confira a lista completa

4 min read
Ao todo, serão distribuídas 97.874 doses para 13 cidades da região de Sorocaba. Informação foi anunciada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (25). Dose de vacina contra a dengue
Walterson Rosa/MS
Cidades da região de Sorocaba receberão mais de 95 mil doses de vacina contra a dengue. A informação foi anunciada pelo Ministério da Saúde (MS) nesta quinta-feira (25).
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Segundo o MS, a distribuição das doses começará a partir da próxima sexta-feira (26). Uma nota técnica com os detalhes da distribuição foi publicada nesta quinta.
“Apesar de estarmos numa tendência de queda e estabilização [da dengue ] em diversos estados, precisamos deixar claro que muitas pessoas ainda vão ficar doente, mas podemos evitar muitos óbitos”, disse a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, numa coletiva de imprensa em Brasília (DF).
Até então, Itatiba (SP) era a única cidade da região a receber o imunizante. Desta vez, serão distribuídas 97.874 doses para 13 cidades da região de Sorocaba. Confira a lista:
Sorocaba – 44.045 doses;
Itu – 10.861 doses;
Votorantim – 8.252 doses;
Salto – 8.266 doses;
Porto Feliz – 3.416 doses;
Iperó – 2.456 doses;
Salto de Pirapora – 2.884 doses;
São Roque – 5.060 doses;
Alumínio – 1.162 doses;
Araçoiaba da Serra – 1.962 doses;
Capela do Alto – 1.409 doses;
Mairinque – 3.297 doses;
Piedade – 3.256 doses;
Araçariguama – 1.548 doses.
Até a tarde desta quinta-feira, não havia informações sobre o início da campanha de vacinação nas cidades.
Vacinas com vencimento próximo
Na última semana, a Câmara Técnica de Imunizações do Ministério da Saúde decidiu liberar a ampliação das faixas etárias para a vacina da dengue no Sistema Único de Saúde (SUS) no caso de vacinas com vencimento próximo.
As vacinas com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas em pessoas de 4 a 59 anos, a critério dos municípios que tiverem doses sobrando.
O ministério reforça que seja priorizada a faixa etária de 10 a 14 anos, público para os quais já estavam liberadas as doses desde o início de março. Apesar disso, a baixa adesão fez com que doses estocadas nos municípios se aproximassem da validade.
A segunda dose será garantida para o público que tomar a vacina nesta antecipação.
A pasta informou ainda que não é possível quantificar as doses disponíveis com esta data de validade, uma vez que já foram distribuídas e as aplicações não são informadas imediatamente ao Ministério da Saúde. Os dados podem demorar dias ou semanas para serem repassados para o sistema federal.
O Brasil foi o primeiro país no mundo a oferecer a vacina na rede pública. Estão aptos para receber o imunizante pelo SUS as crianças e os adolescentes de 10 a 14 anos.
Doses aplicadas
Ministério da Saúde/Reprodução
O que é a dengue?
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.
Como saber se você está com dengue e se é grave
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.
Veja quais são os principais sintomas da dengue:
Febre;
Dor no corpo e articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal-estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours